Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Procon Boa Vista compõe presidência de Conselhos de Usuários de Telecomunicações

Procon Boa Vista compõe presidência de Conselhos de Usuários de Telecomunicações

Procon municipal – Foto: Jackson Souza

A secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, representa o Procon Boa Vista em quatro Conselhos de Defesa de Usuários de Telecomunicações da Região Norte (Claro, Oi, Tim e Vivo). Ela tomou posse na diretoria de dois desses conselhos, como presidente do Conselho da Vivo, em uma solenidade em que ocorreu em Belém (PA) na semana passada, e como vice-presidente do Conselho da Oi. As eleições ocorreram no final de 2016.

Integrado por usuários dos serviços de telecomunicações e por entidades que os representam, o Conselho de Usuários tem caráter consultivo, voltado para a avaliação dos serviços e qualidade do atendimento prestado pelas operadoras, bem como para a formulação de sugestões e propostas de melhoria dos serviços de telecomunicações.

Atualmente, a vigência do mandato de presidente e vice-presidente é de dois anos, podendo ser alterado para o período de um ano, de acordo com as decisões dos conselheiros nos próximos encontros. Segundo Sabrina, a ideia é fazer uma reformulação no regimento e oportunizar os cargos para outros estados da região. As reuniões ordinárias devem ocorrer presencialmente até quatro vezes ao ano. A princípio, as reuniões da Claro serão realizadas em Belém; as da Oi ocorrerão em Manaus, Boa Vista e Tocantins.

O Conselho de Usuários é uma instância de participação institucionalizada, não possuindo personalidade jurídica, nem autonomia administrativa, financeira e patrimonial. “As reuniões ordinárias têm o objetivo de cooperar com as empresas de Telecomunicações na elaboração de propostas de melhoria e adequação dos serviços prestados aos usuários e no desenvolvimento e disseminação de programas e ações de conscientização e orientação aos consumidores sobre a utilização dos serviços de telecomunicações, bem como sobre os seus direitos e deveres”, destacou.

De acordo com a secretária, a procura pelos serviços do Procon, relacionados à telefonia, só aumenta a cada ano. “Em 2015 foram registradas 1.648 demandas em nossa base. Em 2016, foram realizados 1.801 atendimentos e, apenas no primeiro bimestre de 2017, 430 consumidores já recorreram ao Procon Boa Vista para intermediar a solução de conflitos”, ressaltou.

Procon Boa Vista

Os consumidores em busca de informações devem se dirigir à sede do Procon Boa Vista, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto (antigo Terminal do Caimbé), avenida dos Imigrantes, 1612, 1º andar, sala 02, no horário das 8h às 14h. Ou ainda solicitar informações pelos telefones 3625-2219, 3625-6201 ou pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br.

 

Deixe uma resposta