Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Presidente do TJRR visita 3º Núcleo de Atendimento e Conciliação no Centro Universitário Estácio

Presidente do TJRR visita 3º Núcleo de Atendimento e Conciliação no Centro Universitário Estácio

tjrr54O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Almiro Padilha, visitou na tarde de ontem o 3º Núcleo de Atendimento e Conciliação dos Juizados Especiais, localizado nas dependências do Centro Universitário Estácio da Amazônia, no Bairro União.

Acompanhado pelos professores Pedro Cerino, coordenador do curso de Direito, e Blenda Linhares, reitora do Centro, Almiro conheceu a estrutura administrativa da instituição, assim como do Núcleo, onde também acontecem acompanhamentos sócio-jurídicos, além dos atendimentos e conciliações naqueles processos de competência dos Juizados Especiais. Os serviços são prestados à comunidade por professores e acadêmicos dos cursos de Direito e Serviço Social, com a supervisão da Vara da Justiça Itinerante.

Nas dependências do Núcleo existem salas de audiências idênticas às do Fórum Advogados Sobral Pinto, onde os estudantes e professores atendem à população e se ambientalizam com a estrutura forense; possui, também, um auditório com capacidade para 200 pessoas, adaptado para realização de sessões de julgamento do Tribunal do Júri Popular.

Padilha destacou a importância de parcerias entre a iniciativa privada com o setor público, principalmente levando-se em consideração que todos têm compromisso social. “A tendência da sociedade é sempre, cada vez mais, judicializar suas relações. o desafio dos tribunais é atuar na pacificação social. Quando as partes chegam a um acordo, evita-se uma ou mais demandas judiciais, além de diminuir gastos do erário; quando se chega a um acordo (conciliação e mediação) todos saem satisfeitos, ao passo que com a decisão do juiz por meio de sentença haverá pelo menos 50% dos envolvidos insatisfeitos”, afirmou o magistrado.

Ascom/TJRR

Deixe uma resposta