Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura promove semana de conscientização, prevenção e tratamento do HIV

Prefeitura promove semana de conscientização, prevenção e tratamento do HIV

Objetivo é intensificar oferta de testagem rápidas nas unidades de saúde - Foto: Semuc/PMBVA Secretaria Municipal de Saúde promove no período de 1º a 5 de dezembro a Semana Fique Sabendo. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado neste 1º de dezembro. A data também representa os 30 anos de luta contra a Aids no Brasil.

O intuito é intensificar a oferta de testagem rápida de HIV nas Unidades Básicas de Saúde. Terá uma equipe preparada nas unidades, com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, para dar todas as orientações necessárias para quem fizer o teste.

“É importante que as pessoas façam a testagem rápida e conheçam as medidas de prevenção e tratamento das DST/AIDS e Hepatites Virais. É uma doença que não escolhe classe social, então todos devem aproveitar esta oportunidade, pois o quanto antes começar o tratamento, melhor”, disse a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Débora Soares.

A Semana Fique Sabendo conta com o apoio das organizações não governamentais Diverrsidade , Atterr  e Asuer.  

Dados 

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 718 mil pessoas vivem com o HIV/AIDS, representando uma taxa de prevalência de 0,4% na população em geral, dos quais somente 574 mil, o equivale a 80%, tenham sido diagnosticados.

De acordo com os dados do Sistema de Notificação de Agravos (Sinan), nos últimos 5 anos,  o Município de Boa Vista notificou 14 casos de HIV em crianças e adolescentes de até 14 anos e, 533 casos em adultos. Nos adultos, a maior incidência de casos encontra-se na faixa etária compreendida entre 20 e 49 anos e predominante do sexo masculino. 

 

 

 

Deixe uma resposta