Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura lança Projeto de Mobilização da Rede de Primeira Infância

Prefeitura lança Projeto de Mobilização da Rede de Primeira Infância

Família que Acolhe - Foto: Semuc/PMBV

Família que Acolhe – Foto: Semuc/PMBV

Há dois anos, a Prefeitura de Boa Vista trabalha de forma inovadora no cenário nacional com a Primeira Infância, que corresponde ao período da gestação até os seis anos da criança. Por meio do Programa Família Que Acolhe, mãe e filho recebem apoio e assistência integrada nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para garantir atendimento específico a esse público, 1.802 profissionais foram capacitados.

Agora chegou o momento de ampliar o alcance do programa com o lançamento do Projeto de Mobilização da Rede de Primeira Infância do Programa Família Que Acolhe, que será feito nesta quinta-feira, 5, a partir das 17h no Espaço Domus, pela prefeita Teresa Surita. A solenidade terá a presença do presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo de Campos Queiroz, e do coordenador do Projeto de Formação em Desenvolvimento da Primeira Infância, Marcos Davi.

O próximo ciclo se baseia no envolvimento da sociedade com o objetivo de que todos os setores tenham o mesmo entendimento sobre essa importante fase da vida e a futura geração de boa-vistenses. Para tanto, durante um ano será desenvolvida uma agenda que abrange desde cursos de formação em Primeira Infância para jornalistas de Boa Vista a encontros regionais e municipais sobre o tema.

Na ocasião, serão apresentados os resultados das capacitações dos profissionais que atuam no acolhimento das famílias e a formação e função das redes que deverão ser compostas por organizações da sociedade civil, do governo e do setor privado. A princípio serão formadas três redes “Rede Interssetorial de Profissionais”, “Rede Cultura de Paz” e “Rede Mulheres pela Primeira Infância”. O intuito é a formação de articuladores que vão mapear, discutir e buscar soluções integradas para a promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância.

Família Que Acolhe

O programa foi lançado em 2013 como uma sofisticada política pública de proteção à primeira infância – do ventre materno até os 6 anos. O FQA integra todos os serviços básicos necessários para mãe e filho, garantindo de uma só vez a marcação e acompanhamento de todas as consultas, exames e procedimentos médicos. Ao mesmo tempo, desburocratizou o acesso à educação, pois antes mesmo do nascimento, a criança já tem sua matrícula efetivada na creche e na escola até os 6 anos de idade, quando inicia o Ensino Fundamental. Em dois anos o programa atendeu 5.230 mulheres e acompanhou 4.047 nascimentos.

Gleyde Rodrigues

Deixe uma resposta