Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura instala radar eletrônico educativo na Avenida Ville Roy

Prefeitura instala radar eletrônico educativo na Avenida Ville Roy

Radar Eletrônico – Foto: Eduardo Andrade

No último final de semana os motoristas de Boa Vista que trafegam pela avenida Ville Roy foram surpreendidos pela instalação de um radar de fiscalização eletrônica. A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), instalou o radar que, a princípio, tem o objetivo de conscientizar ainda mais os condutores a respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito. Após a conclusão dos testes, o radar pode se tornar repressivo de acordo com a necessidade.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, a iniciativa busca proporcionar ao condutor um tráfego mais seguro e mostrar para a população que este acompanhamento está sendo feito pelos órgãos competentes. “É preciso que os condutores tenham consciência de que há a necessidade de trafegar com segurança. O excesso de velocidade tem sido o nosso maior problema, causando graves acidentes com danos não apenas materiais, mas físicos e, muitas vezes, levando a óbito”, destacou.

A intenção é que a instalação deste radar possa reduzir o número de acidentes. “Outros equipamentos serão instalados em diversos pontos da cidade. Este é um equipamento demonstrativo e visível, mas outros em menores porte também serão instalados para que o condutor saiba que é preciso estar sempre dentro dos limites de velocidade, independente de enxergá-los ou não”, disse Barros.

Além dos radares eletrônicos, outros dispositivos serão instalados também nos semáforos da capital. “Estes dispositivos serão capazes de registrar e processar a notificação de multas para quem avançar o sinal vermelho. A nossa recomendação é que a lei seja sempre respeitada e quem optar por não obedecê-las, certamente sofrerá consequências. Qualquer pessoa que exceda o limite ou não respeite a sinalização poderá ter a infração efetivada”, destacou.

Inicialmente, o radar eletrônico está em fase de testes. Está sendo regulada a altura, o foco e a posição correta para que funcione dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Existe a opção de deixá-lo de forma educativa ou repressiva e, segundo Barros, este será adequado de acordo com a necessidade. “Não há um prazo para que os demais radares sejam instalados pela cidade, mas estamos fazendo o possível para que essa fase de testes seja breve. Após a finalização e a contratação do material necessário, as avaliações continuarão sendo feitas para que todas as vias que precisem deste tipo de equipamento sejam contempladas”, ressaltou.

 

Deixe uma resposta