Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Prefeitura inaugura Casas Mãe no bairro Pintolândia

Prefeitura inaugura Casas Mãe no bairro Pintolândia

Inauguração das Casas-Mãe  no Pintolândia - Fotos: Vitória Barreto

Inauguração das Casas-Mãe  no Pintolândia – Fotos: Vitória Barreto

Sair para trabalhar e deixar seu filho em um espaço de qualidade, confortável e que ofereça confiança, sem dúvidas seria uma tarefa difícil aos pais se não existissem as Casas Mãe em Boa Vista. Nesta segunda-feira, 29, a população ganhou mais quatro novas unidades na avenida Nazaré Filgueiras, no bairro Pintolândia.

A prefeita Teresa Surita inaugurou as novas creches, acompanhada do presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Aimee Verdisco, e do Dr. Vital Didonet, especialista em educação infantil.

As antigas Casas Mãe Vovó Severina e Joana foram completamente reformadas e adaptadas para o novo modelo de creches construídas pela Prefeitura de Boa Vista. No mesmo terreno foram construídas mais duas Casas Mãe: a Vovó Wandinha e Vovó Elenir.

Para a prefeita Teresa Surita, é mais que uma inauguração de um espaço físico e sim um reforma também na educação. “Acreditamos naquilo que a gente se propõe a fazer todos os dias que é transformar Boa Vista na melhor capital em qualidade de vida do país. Essa qualidade só vem por meio de uma boa educação para os nossos filhos, respeitando os seus direitos e baseados em princípios da primeira infância”, destacou.

casasmae2Mãe do pequeno Márcio Vinícius, 3, Valéria Guimarães disse que já teve a experiência de matricular a sua primeira filha na Casa Mãe. “Esse é meu segundo filho, que está matriculado este ano e tenho outra mais nova que futuramente vou matricular. Sempre indico pois acredito no trabalho que é realizado aqui. A minha filha aprendeu valores que vai levar para o resto da vida”, disse.

Cada casa conta com duas cuidadoras no período da manhã e duas à tarde, além de merendeira, auxiliar de limpeza e coordenadora. Cada unidade é dividida em espaço infantil com capacidade para 30 crianças cada, lavabo para funcionários e lavabo infantil. O refeitório tem uma área para receber as 120 crianças das unidades, comportando ainda a cozinha, administração, área de serviço e banheiro.

Nas Casas Mãe, os profissionais desenvolvem com as crianças um trabalho criativo e inovador, baseado nas diretrizes curriculares nacionais para as creches, onde tem como prioridade o desenvolvimento da primeira infância.

Homenageadas

casasmae3As duas Casas Mãe construídas receberam os nomes de Vovó Elenir e Vovó Wandinha em homenagem a essas grandes mulheres que fizeram diferença em Boa Vista. Elenir Almeida de Souza nasceu no Maranhão e veio para Roraima na década de 70. Morou em Caracaraí e fundou a Vila Martins Pereira, no sul do Estado.

A agricultora e seu marido Antônio Martinho de Souza criaram e educaram com muito sacrifício seus 13 filhos. Em 1987 mudaram-se para Boa Vista, onde exerceu a profissão de costureira. Entre as principais características de dona Elenir, seus familiares e amigos a descrevem como mulher forte, generosa e cativante.

A filha de dona Elenir, Raquel Almeida, esteve presente na inauguração das Creches e disse que a homenagem é uma forma de lembrar da grande mulher que foi sua mãe. “Essa homenagem será lembrada para sempre, minha mãe foi uma grande mulher que lutou para criar seus filhos e isso tem tudo a ver com o cuidado que esses profissionais têm com as nossas crianças”, disse.

Dona Wanda Pinho Cavalcante era boa-vistense, foi servidora pública durante 36 anos na Secretaria Municipal de Educação. Da forma que podia, com seu trabalho, contribuiu com a educação de Boa Vista.

Simeão Wanderley

 

Deixe uma resposta