Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura fecha retornos de avenidas para reduzir acidentes no trânsito

Prefeitura fecha retornos de avenidas para reduzir acidentes no trânsito

Obras em retornos estão sendo feitas em vários locais - Fotos: Diego Dantas

Obras em retornos estão sendo feitas em vários locais – Fotos: Diego Dantas

Com o aumento da frota de veículos na cidade, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), iniciou nesta semana um trabalho de reestruturação nos canteiros centrais, utilizados como retornos nas avenidas. Assim, 52 trechos serão modificados, sendo que alguns serão fechados e outros prolongados. A distância para fazer o retorno aumentará mas a segurança também. Estudos preliminares indicam que serão reduzidos ainda os pontos críticos de trafegabilidade nas avenidas.

A reestruturação se faz necessária diante do índice de acidentes com vítimas na capital. Só no primeiro trimestre deste ano foram registrados cerca de 700, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foram analisados pela SMST.

Os trechos que vão ser modificados estão localizados em quatro avenidas, umas mais movimentadas da cidade: Ville Roy (15 retornos), Capitão Júlio Bezerra (9), Centenário (11) e Glaycon de Paiva (17). Somente na Ville Roy, em 2014, foram registrados 78 acidentes com vítimas. E na Glaycon de Paiva, foram 37 acidentes.

O atual número da frota também motivou a mudança. No último levantamento feito em agosto, foram registrados mais de 160 mil veículos em Boa Vista, sendo que 46% do total é composto por motocicletas, veículo que representou 78% dos acidentes ocorridos no ano passado.

fechamentoretornos2“Quando Boa Vista foi projetada, não se imaginava que um dia teríamos toda essa frota. É praticamente um retorno a cada 50m, o que é completamente inviável nos dias de hoje. Por isso fizemos uma análise minuciosa para que modificações fossem feitas, visando sempre o bem-estar do cidadão”, explicou o diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da SMST, Edson Goiana.

Os primeiros trechos atendidos estão na avenida Ville Roy, sendo um no cruzamento com a rua Roberto Costa, bairro Canarinho, e outro no cruzamento com a rua Presidente Costa e Silva, onde serão retirados os blocos de concreto para prolongamento do canteiro central.

Melhorias

A Prefeitura de Boa Vista tem feito um grande trabalho visando a melhor fluidez do trânsito e também a redução dos índices de acidente. Para isso, já foram instalados novos semáforos em 24 pontos da cidade, sendo que em muitos desses substituíram rotatórias nas avenidas. Somente neste ano, foram pintadas cerca de 900 faixas de pedestres e instaladas 50 placas luminosas em áreas de grande circulação de pessoas e mais de 1600 placas de sinalização.

Fábio Cavalcante

 

Um comentário

  1. Maria de jesus do Nascimento

    Parabéns prefeita pelo o brilhante trabalho e compromisso.

Deixe uma resposta