Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Prefeitura fecha parcerias para capacitar jovens ao mercado de trabalho

Prefeitura fecha parcerias para capacitar jovens ao mercado de trabalho

Bolsas de estudo garantem acesso de integrantes de projetos sociais a ensino técnico – Fotos: Jackson Souza

Como parte do trabalho de assistência básica às famílias por meio dos projetos sociais, a Prefeitura de Boa Vista também está buscando capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, através de parcerias firmadas com instituições de ensino e empresas privadas. A primeira etapa desta proposta atende seis jovens do programa Rumo Certo, que vão ganhar bolsas de estudos concedidas pelo Centro de Educação Técnico e Especializado do Estado de Roraima (Ceterr).

A iniciativa partiu dos próprios jovens que buscaram na instituição a possibilidade de estudos, o que acabou gerando a proposta de uma parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Segundo o secretário adjunto de Gestão Social, Moacir Colini, a ideia refletiu diretamente na preocupação da prefeitura em promover uma capacitação profissional em cada pessoa que é atendida pelos projetos sociais, não apenas o Rumo Certo, como também Crescer, Dedo Verde, Cabelos de Prata, entre outros.

Com isso, novas parcerias serão firmadas para garantir formação continuada ao término do período em que forem atendidos pelos programas sociais. No caso do Rumo Certo, esse período é de três anos, em que os jovens são inseridos no mercado de trabalho em áreas administrativas de órgãos públicos e instituições parceiras da prefeitura.

“A preocupação da prefeitura, além de oferecer assistência básica através de diferentes serviços, também visa agregar valor, que é o trabalho com as famílias e também a geração de renda e preparação para o mercado de trabalho. Por conta disso, firmamos parceria inicialmente com o Ceterr para que os jovens sejam capacitados tecnicamente, com fins de futuramente ingressarem no ensino superior”, afirma o secretário.

Atualmente, o projeto Rumo Certo beneficia 124 adolescentes entre 15 a 17 anos que são inseridos no mercado de trabalho em áreas administrativas de órgãos públicos e instituições parceiras da prefeitura, como Sebrae/RR, Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR), IEL e secretarias municipais. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 210 para contribuir com a renda familiar. Em horário oposto ao escolar, eles complementam a carga horária com o estágio e curso de aperfeiçoamento profissional.

Brayan Chrystyan Viana, de 17 anos, foi um dos primeiros a buscar essa capacitação, já preocupado com o término de sua participação no programa. E agora, com a parceria envolvendo a prefeitura e o Ceterr, ele poderá investir melhor em um de seus principais sonhos, que é atuar na área de saúde.

“Eu sempre me perguntava como seria após terminar o Rumo Certo, pois é muito difícil encontrar capacitação na área de saúde. E agora, graças a essa parceria, eu vou fazer o curso técnico de enfermagem, que vai me dar os conhecimentos necessários para eu me formar em Odontologia, meu grande sonho”, disse o jovem.

Para a diretora-geral do Ceterr, Cristina Consolmagno Lapola, é preciso que as instituições tenham um olhar especial para as questões sociais, atendendo assim a sociedade de uma forma mais humanizada. Hoje, o Ceterr conta com 15 anos no Estado, formando profissionais na área de saúde.

“Sempre procuramos trabalhar o lado social e humanizado, pois nossos cursos visam formar profissionais que trabalhem diretamente com as pessoas. Por isso, nós estamos sempre atuando em parceria com instituições que têm esse olhar, como é o caso da Prefeitura de Boa Vista. Hoje vamos atender seis jovens, já proporcionando teoria e prática, além da possibilidade imediata de estágio”.

Fábio Cavalcante

 

Deixe uma resposta