Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura entrega mais de 100 títulos definitivos para moradores de Boa Vista

Prefeitura entrega mais de 100 títulos definitivos para moradores de Boa Vista

Entrega de títulos pela prefeita Teresa Surita – Fotos: Jackson Souza

A primeira entrega de títulos definitivos de 2018 beneficiou 122 moradores de Boa Vista. Eles receberam da prefeita Teresa Surita o título definitivo de suas propriedades. Durante a solenidade nesta sexta-feira, 12, no auditório do Palácio 9 de Julho, foram entregues 107 títulos para proprietários de imóveis em área de interesse social e 15 para particulares.

“Como prefeita de Boa Vista, eu considero esse trabalho um dos mais importantes porque a partir do instante que a pessoa recebe o título definitivo, ela vira dona do imóvel de fato e de direito, e isso faz toda a diferença. Nós vamos continuar esse trabalho de regularização fundiária durante todo o ano”, disse a prefeita.

Os beneficiados das áreas de interesse social são moradores dos bairros: Cidade Satélite, Alvorada, Silvio Leite, Raiar do Sol, Centenário e São Vicente. Áreas especiais de interesse social são porções do território destinadas à moradia digna para a população de baixa renda. Os moradores dessas regiões receberam os títulos registrados em cartório sem qualquer custo financeiro.

O morador do bairro Cidade Satélite, Adelso Olegário da Silva, de 63 anos, comemorou a conquista após 13 anos da compra da casa. “É um documento de grande importância. A gente só pode dizer que é dono do imóvel com o título definitivo. Eu também parabenizo prefeitura pela atitude de arcar com as taxas do cartório que são altas para uma pessoa de baixa renda pagar”, ressaltou.

A felicidade também estava estampada no rosto da auxiliar administrativa Márcia Maciel Barbosa. “Eu juntei dinheiro durante cinco anos para comprar minha casa. E agora estou muito feliz porque recebi o título. É uma benção de Deus”, contou.

Outros 15 títulos definitivos foram entregues para beneficiados da Regularização Fundiária de Interesse Específico, ou seja, particulares. Nesse caso, a partir do recebimento do título definitivo, o proprietário precisa ir até um cartório de imóveis para fazer o registro do documento.

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município (Emhur), responsável pela regularização fundiária urbana de Boa Vista, conseguiu reduzir o prazo de tramitação dos processos de dois anos para seis meses. A agilidade é graças à aprovação de leis que simplificaram os procedimentos. Uma dessas leis teve a participação do senador Romero Jucá, que esteve na solenidade de entrega dos títulos.

“Nós mudamos a lei fundiária com medidas que simplificaram tanto regularização urbana quanto rural. Agora nós podemos dá um título rapidamente e as pessoas de baixa renda já recebem os títulos registrados em cartório, sem nenhum custo. De 15 em 15 dias a Prefeitura de Boa Vista faz a entrega de títulos para que as famílias possam ter seu bem garantido e investir em suas casas”, disse o senador.

O título definitivo é a garantia jurídica do proprietário sobre o imóvel, valoriza o terreno, auxilia na hora de conseguir crédito para financiamento de construção e reforma e ainda permite à família a condição de herança legal.

Gleide Rodrigues

 

Deixe uma resposta