Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura de Boa Vista atende infratores ambientais com medidas educativas

Prefeitura de Boa Vista atende infratores ambientais com medidas educativas

Infratores ambientais recebem orientações da PMBV  - Foto Fernando TeixeiraO Departamento de Educação Ambiental, localizado no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, desenvolve atividades com pessoas que cometeram crimes ambientais. Reeducandos ou beneficiários, esse é o nome dado às pessoas encaminhadas ao departamento para cumprir penas com medidas educativas. Atualmente 14 pessoas são atendidos no local.

Os infratores são encaminhados quando as penas são convertidas em prestação de serviços à comunidade, geralmente encaminhados pela Divisão Interprofissional de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas ou pela própria Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, por meio dos agentes fiscalizadores.

Os educadores ambientais desenvolvem diversas atividades com os reeducandos: palestras, vídeos educativos e leituras. E também integra a participação deles nas atividades e projetos desenvolvidos pelo departamento. Nas Trilhas da Conservação, Tela Verde e Sala Verde são alguns dos projetos.

A temática ministrada é sempre relacionada às questões ambientais, como conservação ambiental, resíduos sólidos, coleta seletiva, poluição sonora, queimadas, tráfico de animais silvestres, maus tratos, desflorestamento, consumismo, entre outros.

Para o diretor do Departamento de Educação Ambiental, Leandro Toledo, o objetivo é sensibilizar os reeducandos para que não voltem a cometer infrações ambientais. “Sensibilizamos eles através da educação, para que se tornem conscientes em relação às questões ambientais e que eles possam se tornar multiplicadores na sociedade sobre o que aprenderam nas horas de cumprimento da medida educativa”, ressaltou.

O reeducando Cristiano Alves de Moura, de 19 anos, está a pouco mais de um mês cumprindo a medida e garante que o aprendizado vai ser para toda a vida. “Além de uma equipe preparada para nos receber, a convivência com a natureza tem me ensinado bastante. Vou levar o aprendizado para minha casa. Acredito que toda a sociedade necessita de orientações como essas, pois uma simples atitude irresponsável gera transtornos e causa prejuízos ao meio ambiente”, disse.

 

 

 

Deixe uma resposta