Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Prefeitura conclui obra de microdrenagem no bairro Tancredo Neves

Prefeitura conclui obra de microdrenagem no bairro Tancredo Neves

Drenagem no bairro Tancredo Neves foi concluída - Fotos: Semuc-PMBV

Drenagem no bairro Tancredo Neves foi concluída – Fotos: Semuc-PMBV

Os moradores do bairro Tancredo Neves viram de perto um problema antigo ser solucionado pela Prefeitura de Boa Vista. Serviços de microdenagem foram realizados na rua Moacir da Silva Mota, entre as ruas Lourival Silva e Alcides Lima. O objetivo da obra é trazer mais comodidade aos moradores do local, que sofriam com alagamentos.

Os trabalhos consistiram na implantação de seis bocas de lobo duplas, com a instalação de tubos de concreto de 40 centímetros de diâmetro, numa extensão de 120 metros. Isso vai facilitar o escoamento das águas da chuva. No local, existia apenas uma boca de lobo, que se mostrava insuficiente para impedir o alagamento.

Nessa altura do bairro, a população sofria também com outro problema que foge à gerência da prefeitura. Existe no local três pontos de estrangulamento do sistema de esgotos, os chamados poços de visitas (PV), que são de responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). A sangria provocou no local uma grossa crosta de esgoto que incomodava os moradores.

Apesar de não ser responsabilidade da prefeitura, esse incômodo foi removido, com a limpeza geral que os trabalhadores fizeram antes da instalação das novas bocas de lobo. O trabalho de microdrenagem no entorno da Praça Mané Garrincha resolveu, portanto, dois problemas de uma só vez. O funcionário público Luiz Torres Brandão, que mora na rua Moacir da Silva Mota, bem em frente a um dos poços de visita da Caer, disse que a cada chuva transbordava dejetos pela rua. “Depois de uma chuva, quando começava a secar, não tinha quem aguentasse o mau cheiro”, disse Brandão. Com os trabalhos da prefeitura no local, ele acredita que a situação será amenizada.

Microdrenagem

“As obras de microdrenagem e limpeza melhoram a vida das pessoas que moram no entorno da Praça Mané Garrincha. Fazemos um apelo aos moradores para que não voltem a jogar entulhos na rede, preservando assim a eficiência do trabalho”, disse o titular da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, Daniel Peixoto.

Peixoto explica ainda que o local onde acaba de ser implantado o novo trecho de microdrenagem está inserido no mapeamento dos pontos críticos, propícios a riscos de alagamentos no bairro Tancredo Neves. Trabalhos iguais já foram realizados em todo o bairro, inclusive indo até a rua Princesa Isabel.
O secretário explica também que outros pontos críticos espalhados pela cidade já foram saneados pela prefeitura, por meio do programa Patrulha da Chuva, com vistas a melhorar a vida dos moradores.

Limpeza

Ao longo da atual gestão municipal, iniciada em 2013, a Superintendência de Serviços Públicos da SMGA promoveu 231 mutirões de limpeza no município de Boa Vista. Foram retiradas de todos os bairros da capital aproximadamente 40 mil carradas de resíduos volumosos, representando aproximadamente 300 mil toneladas.

A Patrulha da Chuva, durante o período de inverno, empregou 18 pás carregadeiras, 45 caçambas e três varredeiras mecanizadas no trabalho de limpeza de todos os bairros da cidade, além de limpeza de córregos, valas e canais. A prefeitura atende também as 11 comunidades indígenas localizadas na zona rural do município.

Francisco Espiridião

 

Deixe uma resposta