Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Povos de Comunidades tradicionais vão representar RR e a região norte em encontro nacional

Povos de Comunidades tradicionais vão representar RR e a região norte em encontro nacional

Representantes de Roraima no encontro - Foto: DivulgaçãoO estado de Roraima participou ativamente do encontro regional dos Povos de Comunidades Tradicionais da região norte, realizada nos dias 2 a 5 de junho, em Belém-PA. Durante o encontro foram discutidos quatro eixos temáticos da PNPCT e no final do encontro foi feito a carta da região norte.

De acordo com o presidente da Associação de preservação de cultura Cigana de Roraima e representante dos Ciganos na região norte, o Calon, Rogério Ribeiro. “Povos e comunidades tradicionais vêm ganhando cada vez mais espaço para expor suas reivindicações específicas e garantir a ampliação de suas políticas” explicou Ribeiro que também lembrou. “O que esperamos com isso é um país com condições verdadeiramente iguais para todos. Estamos ajudando a construir, com certeza, contribuir para reduzir as diferenças territoriais e as desigualdades sociais bem como o maldito preconceito e as discriminações contra os Povos e comunidade de tradições” concluiu Ribeiro.

O Babalorixá, Delmiro Freitas, representando os Povos Tradicionais de Terreiros de Roraima, participou do encontro regional em Belém construindo propostas para benefícios das sociedades tradicionais de nossa região. “Conforme nossas necessidades fazendo com que todos nós sejamos reconhecidos e respeitados com direitos como todo principalmente fazer valer um Brasil Laico para todos nós, direitos iguais” destacou o Babalorixá.

Representante de Belém 

Para o representante de Povos de Terreiros de Belém, com origem Tat`etu Ria Mukixi Luangoazazi (Grande Pai dos Espíritos Ancestrais Raios para o  vulcão) Tatetu Luanhoazazi. “O encontro foi uma oportunidade de diálogo e troca de conhecimentos entre os Povos e Comunidades de Tradições e rico de propostas e conhecimentos objetivando propor soluções para nossas demandas fazendo com que nossas reivindicações cheguem à ponta, aos municípios e aos estados” pontuou Luanhoazazi, que também lembrou. “A nossa maior necessidade é a ajuda que o governo da para outras religiões neopentecostais que não faz nada por nós parece que não existimos no Brasil e o descaso é total não temos direito a nada nossa raça ajudou a construí o Brasil com suor e sangue  eles matarão os nossos ancestrais com sua crença, somos contribuinte para a linguística brasileira e tudo mas que tem esta nação” desabafou. 

Todas as proposta votadas são boas, exemplo é sobre os remédios para diferente raças e o ensino a distância EAD que seria muito bom para quem tem emprego e não pode ir na universidade

Encontro nacional 

O estado de Roraima terá dois representantes de Povos e Comunidades Tradicionais no II encontro nacional da CNPCT que acontecerá em Brasília entre os dias 24 a 27 de novembro. Representando o Povo Cigano da região norte, o Calon Rogério Ribeiro, o Babalorixá, Delmiro Freitas, representando os Povos Tradicionais de Terreiros de Roraima. 

 

Deixe uma resposta