Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Postos de Saúde: investimentos garantem atendimento de qualidade à população

Postos de Saúde: investimentos garantem atendimento de qualidade à população

População tem acesso mais rápido - Foto: Fernando TeixeiraAs unidades básicas de saúde são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde em Boa Vista. Atualmente, a Prefeitura mantém 32 postos que ofertam diversos atendimentos médicos à população. O objetivo é atender até 80% dos problemas de doenças, sem que haja a necessidade de encaminhamento aos hospitais da cidade.

Nos postos, os pacientes podem agendar atendimentos para hipertensos e diabéticos, serviços odontológicos, consultas de pré-natal, teste do pezinho, imunização, exames laboratoriais, preventivo, além de teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C.

O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira. Já os laboratórios estão abertos a partir das 6h para atender pacientes com encaminhamento de exames. O secretário de Saúde, Marcelo Lopes, reforçou a informação de que, dependendo do caso, o cidadão deve buscar o primeiro atendimento nos postos de saúde, antes de ir a um hospital.

“Todas as unidades de Boa Vista estão equipadas, têm medicamentos e médicos suficientes para atender a população. Uma gripe, virose, vacina, e vários outros atendimentos básicos e gratuitos devem ser feitos nesses locais. Com isso, conseguimos diminuir a procura nos hospitais, possibilitando um atendimento mais rápido para os casos graves”, destacou.

O secretário esclareceu ainda que não há necessidade de dormir em frente aos postos ou até mesmo formar filas durante a madrugada para marcar uma consulta. “Crianças, idosos e gestantes têm prioridade. As farmácias estão sendo abastecidas de vários medicamentos, que são entregues gratuitamente para a comunidade. Isso garante o perfeito atendimento a quem realmente necessita”.

A dona de casa Fátima de Matos, moradora do bairro 31 de Março, disse que sempre que precisa, procura atendimento médico no posto do bairro. “Sempre sou bem atendida. Às vezes eu espero um pouco, mas aqui o normal mesmo é o atendimento ser bem rápido. No final da consulta ainda consigo os remédios receitados pelo médico”, afirmou.

No mês de junho, a Prefeitura inaugurou a Central de Medicamentos. O novo sistema abastece todas as unidades de saúde e permite um controle maior para regular a saída dos medicamentos e controlar a necessidade de cada uma, para que seja abastecida antes que o remédio falte.

“Estamos trabalhando para que a população tenha atendimento necessário e de qualidade nas nossas unidades. Dentre as ações, destacam-se as revitalizações estruturais dos postos, contratação de novos profissionais de saúde e a inauguração da Central de Medicamentos. Isso é um grande avanço para garantirmos que todos tenham acesso aos nossos serviços”, frisou a prefeita Teresa Surita.

 

 

 

Deixe uma resposta