Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Portal Modelo: ALE-RR e Interlegis promovem oficina para servidores de 15 câmaras

Portal Modelo: ALE-RR e Interlegis promovem oficina para servidores de 15 câmaras

O representante do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB (órgão gestor do Programa Interlegis), Daniel Afonso Benzaquen Habib - Foto: Hisraufre EmilianoA 1ª Oficina Interlegis do Senado Federal, para criação do Portal Modelo das câmaras municipais, começou nesta segunda-feira, 25, às 14h30, no plenário Valério Magalhães, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O treinamento se encerra na quarta-feira, 27, e é voltado para as Casas Legislativas que desejam ter uma página na Internet.

Conforme o consultor político do Interlegis, Ronaldo Oliveira, Roraima é o primeiro Estado que atende todas as câmaras municipais por meio do Programa de Modernização do Legislativo Brasileiro. Ele explica que essa ação é resultado da parceria entre a ALE-RR e o Senado Federal, por meio do CAC (Centro de Apoio às Câmaras).

“A ALE-RR sempre foi uma grande parceira do Interlegis e, de forma articulada, conseguiu mobilizar todas as 15 câmaras municipais do Estado em um período complicado por conta do processo eleitoral. Graças a essa mobilização, Roraima sai na frente dos demais estados”, disse.

Oliveira destacou ainda que, durante a oficina, parlamentares e servidores do Poder Legislativo serão capacitados para implantação do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo). Segundo ele, essa ferramenta é o melhor software da América Latina para acompanhamento do Processo Legislativo.

Outro sistema que dará suporte aos vereadores é o SAAP (Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar) – um software que vai dinamizar as ações em cada gabinete. “O Portal Modelo e sua hospedagem são oferecidos sem nenhum tipo de custo para as câmaras municipais. Ou seja, totalmente gratuitos, além de reduzir os custos, até mesmo para atualização do site”, afirmou Oliveira.

A Oficina também vai enfatizar a importância da transparência no Poder Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. A próxima oficina deverá acontecer no Acre.

Encontro

O Encontro Estadual Interlegis acontece nesta quinta-feira, 28, às 14h30, no plenário Deputada Noêmia Bastos. A abertura da programação contará com a participação do senador Romero Jucá (PMDB), vice-presidente do Senado Federal; do presidente da Assembleia Legislativa, Chico Guerra (PROS); do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Léo Rodrigues (PR) e do representante do Instituto Legislativo Brasileiro – ILB (órgão gestor do Programa Interlegis), Daniel Afonso Benzaquen Habib.

Em seguida, haverá palestras sobre o Programa Interlegis, Ações de Modernização do Legislativo, Transparência no Legislativo e Papel do Vereador.

Transparência

Durante os quatro dias de realização da oficina, os instrutores do Interlegis, Adalberto Alves de Oliveira e Ronaldo Luís Leite Oliveira, vão capacitar os servidores das Câmaras Municipais para que estejam aptos a administrar o portal de Internet de suas respectivas Casas. Segundo informações do Interlegis, o Portal Modelo é uma ferramenta que não requer grandes conhecimentos técnicos e pode ser adaptado à realidade e às necessidades de cada Câmara.

 

 

 

Deixe uma resposta