Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Polícia Militar: semana de eventos marca aniversário de 40 anos

Polícia Militar: semana de eventos marca aniversário de 40 anos

Dagoberto Gonçalves: “Temos uma história construída na boa prestação de serviços à comunidade” - Foto: Secom-RR

Dagoberto Gonçalves: “Temos uma história construída na boa prestação de serviços à comunidade” – Foto: Secom-RR

A abertura oficial das comemorações alusivas ao 40º aniversário da Polícia Militar de Roraima será nesta segunda-feira, dia 23, às 8h30, com a realização do Culto Ecumênico, na quadra de esportes do Quartel do Comando Geral. Durante a semana, vários eventos serão realizadas para celebrar a data, envolvendo todos os integrantes em atividades esportivas e culturais.

A Polícia Militar de Roraima foi criada em 26 de novembro de 1975, com base nos pilares da hierarquia e da disciplina militar, cuja missão é a preservação da ordem pública, por meio do exercício da atividade de policiamento ostensivo. O primeiro comandante foi o coronel do Exército, Paulo Tarso de Carvalho. Em 1983, o coronel da Polícia Militar Derly Luiz Viera Borges assumiu o comando da Corporação.

Atualmente, a corporação é comandada pelo coronel Dagoberto da Silva Gonçalves, o 21º a assumir o cargo e que, pela segunda vez, conduz a instituição com a missão de implantar o Policiamento Comunitário, dinamizar as ações e reforçar o contingente de policiais nas ruas da Capital e Interior do estado. Ele destacou a importância da data para a corporação.

“A Polícia Militar tem muito a comemorar. Temos uma história escrita com muito trabalho e dedicação de pessoas comprometidas com a segurança pública e com a nossa instituição. Esta semana vai celebrar toda esta trajetória de 40 anos servindo e protegendo a sociedade roraimense”, disse Gonçalves.

A PMRR tem hoje, 381 policiais pertencentes ao quadro do ex-Território Federal de Roraima e 1.530 policiais militares do quadro estadual. A primeira turma de policiais militares estaduais foi incorporada no dia 24 de abril do ano de 2000 e trouxe como novidade a incorporação de policiais militares femininos, sendo que 282 mulheres compõem as fileiras da PMRR, atualmente.

Policiamento

O policiamento na Capital é coordenado pelo CPC (Comando de Policiamento da Capital), que tem sob sua jurisdição o 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar), na zona leste de Boa Vista; o 2º BPM, na zona oeste; o Bope (Batalhão de Operações Especiais); o EIPMon (Esquadrão Independente de Policiamento Montado); a CIPG (Companhia Independente de Policiamento de Guarda); e a CIPTur (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural).

O CPI (Comando de Policiamento do Interior) tem sob sua jurisdição a 1ª CIA de 1ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), em Pacaraima; a 2ª CIPM, em Caracaraí; e a 3ª CIPM, em Rorainópolis; além da Cipa (Companhia Independente de Polícia Ambiental).

Colégio Militar

O CME (Colégio Militar Estadual) de Ensino Fundamental e Médio “Cel PM Derly Luiz Vieira Borges”, foi criado pela lei complementar em 30 de dezembro de 2011 e funciona na Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago). A administração é composta por policiais militares, professores e servidores das secretarias estaduais de Educação e Segurança Pública.

Programação

Na segunda-feira, 23, às 8h30, na quadra de esportes do Quartel do Comando Geral será realizado o Culto Ecumênico de Ação de Graças. Na terça-feira, dia 24, será realizada uma campanha de saúde dos policiais militares na sede do SAS (Serviço de Assistência Social da PMRR), a partir das 8h30, e durante o dia, os integrantes da Corporação estarão participando de uma campanha de doação de sangue para reforçar o estoque do Hemocentro, tendo em vista as festas de final de ano.

Na quinta-feira, dia 26, data de criação da instituição, será realizada a Formatura Militar e o ato de outorga de medalhas, às 16h, na esplanada do Quartel do Comando Geral. E na sexta-feira, dia 27, será realizada a Gincana Operacional envolvendo todos os integrantes da tropa em um evento esportivo voltado para o público interno.

Ainda no dia 27, a Corporação fará uma exposição de equipamentos a partir das 20h, na Praça Germano Augusto Sampaio, ocasião em que a Banda de Música da PMRR fará um concerto para a comunidade e o Comandante Geral fará o anúncio da classificação e premiação dos vencedores do Prêmio Forte São Joaquim de desenho e redação.

Tiana Brazão

 

Deixe uma resposta