Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Primeira página | Pioneiras roraimenses estampam calendário especial de 2015

Pioneiras roraimenses estampam calendário especial de 2015

 

O resultado desse trabalho ainda era surpresa para as homenageadas e familiares, que se reuniram no evento para a apresentação, ocasião na qual a governadora Suely Campos esteve presente para fazer a entrega e também a homenagem dela a essas pioneiras roraimenses.

Das 12 homenageadas, apenas quatro, já falecidas, foram representadas por membros da família. Todas elas possuem mais de 80 anos e contribuíram, cada uma à sua maneira, para o desenvolvimento do estado.

A governadora Suely Campos – que acompanhou a mãe, Maria América de Souza e Silva, uma das homenageadas -reforçou os desafios e as alegrias que cada uma dessas matriarcas viveram, seja no momento em que cada filho nascia ou quando cada um se formava. “É uma honra para mim fazer essa homenagem a elas. É um ato simples, mas, para mim, torna-se grandioso, pois elas ajudaram a escrever a história do nosso estado. E hoje represento todas as mulheres nesse grandioso desafio de governar Roraima, especialmente pela situação tão caótica que o encontramos. Mas quero cumprir essa missão de resgatar nossa credibilidade e nosso patrimônio”, declarou a governadora.

O secretário da Cultura, Marcos Jorge de Lima, destacou a preocupação permanente da governadora em resgatar a cultura e a história de Roraima, e este projeto reforça esse compromisso. “É a valorização da mulher roraimense no pioneirismo na formação dos valores familiares e sociais em nosso estado”.

Dedicada a esse projeto desde que as primeiras ideias começaram a ser elaboradas, Ceci Brasil, diretora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, emocionou-se ao relembrar a trajetória de cada uma das homenageadas. “É um filho que nasce hoje, o que foi possível graças ao empenho da governadora. E queremos muito que esse projeto se mantenha e amplie”, comentou.

Aos 85 anos, a senhora Arlinda de Alencar Menezes da Silva, estampa a última página do calendário, o mês de dezembro. Nascida em 1929, na cidade de Normandia, ela diz ter ficado emocionada com a homenagem, que contou também com a presença da família dela. E vitalidade não sobra a esta filha de Roraima. “Hoje posso escolher, então faço tudo o que quero: cuido das minhas plantas, cozinho. Roraima é tudo para mim e tenho a certeza de que a governadora vai levar Roraima como nós queremos”, declarou.

Programação cultural

O cronograma de atividades que compõe a programação cultural da 1ª Semana da Mulher Roraimense continua ao longo desta semana. Hoje segue a exposição no coreto do Palácio da Cultura e a feira de artesanato com artesãs locais. Amanhã, dia 12, haverá apresentações artísticas de grupos de quadrilha, danças urbanas e encenação da peça “A Santa Casa”, com o grupo Criart, na videoteca do Palácio da Cultura às 19h30. Na sexta-feira, dia 13, a programação encerra com exposição artística e feira de artesanato na entrada do Palácio da Cultura.

 

 

Deixe uma resposta