Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Pesquisa aponta Boa Vista como a capital mais saudável da Região Norte

Pesquisa aponta Boa Vista como a capital mais saudável da Região Norte

Áreas arborizadas favorecem a prática de atividades físicas- Foto: Eduardo Andrade

Áreas arborizadas favorecem a prática de atividades físicas- Foto: Eduardo Andrade

Boa Vista mais uma vez é referência em qualidade de vida. Em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), a capital de Roraima aparece na terceira posição entre as cidades com menor índice de colesterol alto, perdendo apenas para Cuiabá (MT) e São Luís (MA). Além disso, Boa Vista é a sexta cidade brasileira com maior frequência de atividades físicas por parte de sua população.A pesquisa ‘Vigitel – Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico’ levou em conta doenças crônicas e degenerativas como a hipertensão e diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. A prática de exercícios físicos tem ligação direta no combate a esses problemas de saúde.

Para a prefeita Teresa Surita, o resultado é consequência do trabalho da prefeitura no incentivo à prática de exercício físico na cidade. “Quando reformamos as praças públicas, iluminamos a cidade, arrumamos as principais vias, as quadras de esporte e desenvolvemos projetos como o Academia Aberta, o que queremos é isso: que a cidade seja um convite ao esporte e à vida saudável. Pelo visto, estamos no caminho certo”, comemorou.

O projeto Academia Aberta, criado na primeira gestão da prefeita Teresa Surita, proporciona à população a oportunidade de participar de aulas gratuitas de educação física. Funciona hoje em cinco polos por, pelo menos, duas vezes na semana. Ao todo, o projeto atende a uma média de 800 pessoas.

Professores da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec) dão os comandos aos participantes das sessões de aeróbica que ocorrem no Velia Coutinho, Vila Olímpica, Praça Cabos e Soldados (bairro Caranã), Praça do Igarapé Mirandinha (Caçari) e Praça do bairro São Bento. A partir do dia 12 de maio, a população do Cidade Satélite também contará com as sessões de aeróbica.

Além da atividade física, outros programas da prefeitura contribuem para o bem-estar da população, como o Cabelos de Prata, destinado às pessoas da terceira idade, o Esporte Noite a Dentro, Escolinha de Esportes e Atleta do Futuro. Estes dois últimos funcionam na Vila Olímpica Roberto Marinho.

A Escolinha de Esportes passou de 60 participantes em 2013 para quase mil crianças atendidas. Lá, elas participam das modalidades de natação, ginástica rítmica, futsal, futebol e boxe. Dois atletas da escolinha estão classificados para participar do Campeonato Nacional de Boxe de 2015.

A Corrida Internacional 9 de Julho é outra atividade com grande aceitação junto à população de Boa Vista. Vem quebrando recordes de participação ano a ano. Em 2013, foram 1,5 mil participantes. Na edição do ano passado, mais de 3 mil atletas se inscreveram.

As equipes da Fetec promovem outras atividades de lazer para a população, como os Jogos de Verão, que oferecem atividades esportivas durante os fins de semana dos meses de dezembro e janeiro. Já o programa Esporte na Aldeia foi criado para propiciar a prática de esportes junto às comunidades indígenas do município.

Vigitel

A pesquisa do Ministério da Saúde tem a finalidade de medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira e subsidiar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Foram ouvidas 853 pessoas adultas com mais de 18 anos, residentes nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por inquérito telefônico entre fevereiro e dezembro de 2014. Pode ser acessada pelo sítio http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/abril/15/PPT-Vigitel-2014-.pdf.

Francisco Espiridião

 

Deixe uma resposta