Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Primeira página | Pastoral da Juventude e Hemocentro realizam campanha de doação sangue

Pastoral da Juventude e Hemocentro realizam campanha de doação sangue

Para se tornarem doadores, por meio da campanha, os candidatos precisam entrar em contato com os idealizadores da ação, sob a coordenação EMM (Equipe Mutirão Missionário) e colocar o nome para ser voluntário. “Para evitar transtorno e filas, vamos avisar as pessoas durante a semana sobre o dia e horário da doação. Avisaremos antecipadamente ao Hemocentro o número de pessoas que irão cada dia”, explicou um dos integrantes da EMM, Jorge Henrique Teixeira.

Segundo ele, a campanha já conseguiu 40 candidatos a doadores, a expectativa é aumentar o número até o fim de semana quando haverá uma missa especial dos jovens.  “A campanha surgiu no desejo de ajudar o próximo, como ensina Jesus Cristo, todo cristão devem  ser fraterno e solidário com a vida do irmão, porque doar sangue é um gesto de amor ao próximo e salva alguém que precisa”, frisou jovem.

Teixeira reforça que a campanha abrange a todos de bom coração. “Todos que desejarem abraçar a campanha, sejam jovem de outros segmentos, adultos de outras comunidades, e a sociedade em geral, podem entrar em contato pelo telefone 981179604”, complementou.

Segundo o coordenador de captação do Hemocentro, Johnny Melo, a iniciativa é importante, pois os jovens mobilizam outras pessoas seja da própria família, colegas de escola ou mesmo da vizinhança. “Ou seja, não será apenas ele que vai doar, desse desejo de ajudar, podemos acrescentar pelo menos mais uma pessoa”, observou.

Melo mencionou que os candidatos à doação de sangue estarão sendo convidado a se cadastrarem também para ser doadores de medula óssea.  Ele explica que uma pessoa pode doar até 450 ml de sangue e desse quantitativo, sendo doador de medula óssea, é retirado 5ml de sangue para ser testado no laboratório e enviado  ao Cadastro Nacional.

O coordenador recomenda que candidatos a doadores estejam bem alimentados na hora de irem ao Hemocentro para que não sejam impedidos de doarem sangue. A recomendação é apenas evitar ingestão de alimentos gordurosos até 2 horas antes da doação. “O risco de uma pessoa vir até a unidade em jejum é  durante o processo de doação desmaiar ou mesmo ter convulsões”, alertou.

Doação

O candidato a doação de sangue precisa ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum.  O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsáveis legais, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações. O Hemoraima (Hemocentro de Roraima) fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).


 

Deixe uma resposta