Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Passeio ciclístico: Núcleo Estadual realiza ação de combate à doenças não transmissíveis

Passeio ciclístico: Núcleo Estadual realiza ação de combate à doenças não transmissíveis

Quem participar do 1º Passeio Ciclístico Pela Paz no Trânsito” realizado neste domingo, 8, terá acesso a informações de saúde disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Durante o evento, o Núcleo de Controle de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NCDants) vai aproveitar a oportunidade para repassar informações sobre questões que, embora muitas vezes não tenham atenção da sociedade, são altamente importantes para a saúde pública como um todo.

O evento é realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e será realizado durante todo o dia no Parque Anauá. Durante as atividades, os usuários poderão aferir a pressão arterial, além de realizarem atividades físicas de alongamento, finalizando com a distribuição de material informativo sobre as DANTs.

Estas doenças são responsáveis por grande parte da mortalidade geral, internações e gastos do SUS. A gerente do NCDants, Erivânia da Silva Santana, explicou que estas doenças podem responder por até 72% das causas de morte no país. “A população fica muito mais preocupada com as doenças contagiosas, e muitas vezes, deixa de lado doenças crônicas não transmissíveis”, explicou.

A concentração para o passeio ocorrerá no Parque Anauá. A programação inicia às 8h com festival de pipas e trio elétrico com shows de bandas locais. Motociclistas também participarão do dia de recreação fazendo passeios com as crianças presentes no local. A ideia é estimular o uso da bicicleta para o bem-estar e como meio de transporte.

DANTS

Nesta classificação, estão doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. A principal causa destas doenças está relacionada a hábitos como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e alimentação inadequada e é justamente estas questões que serão abordadas durante o evento.

As doenças crônicas não transmissíveis, cuja característica mais comum é a ausência de infecção ou contágio nos moldes conhecidos, estão diretamente relacionadas à forma como a sociedade está organizada e ao estilo de vida da população.

Antigamente, os principais problemas de saúde pública eram as epidemias de doenças transmissíveis, causadas pelas condições em que a população vivia. Durante os processos de industrialização a população rural migrou para os grandes centros urbanos (urbanização). 

 

Deixe uma resposta