Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Parlamento Jovem: Assembleia proporciona alunos a conhecerem as atividades dos poderes Judiciário e Executivo

Parlamento Jovem: Assembleia proporciona alunos a conhecerem as atividades dos poderes Judiciário e Executivo

Jovens parlamentares foram recebidos pelos chefes do Executivo e do Judiciário - Fotos: SupCom/ALE-RR

Jovens parlamentares foram recebidos pelos chefes do Executivo e do Judiciário – Fotos: SupCom/ALE-RR

Como parte da programação do Parlamento Jovem, projeto desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Escola do Legislativo (Escolegis), os 24 deputados estudantes da rede pública de ensino conhecera, nesta sexta-feira, 3, as atividades dos Poderes que compõe o Estado.O primeiro local visitado pelo grupo foi o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR). O presidente desembargador, Almiro Padilha, foi quem recepcionou os jovens parlamentares e fez uma breve apresentação sobre o funcionamento daquele Poder.

O Palácio Senador Hélio Campos, sede do Poder Executivo, foi outro local visitado pelos alunos, que foram recebidos pela governadora, Suely Campos (PP) e pelos deputados da base aliada, Brito Bezerra (PP), Oleno Matos (PTN) e Evangelista Siqueira (PT).

Na oportunidade, os alunos apresentaram suas propostas e projetos para a melhoria da Educação e Saúde. A presidente da Escolegis e responsável pelo projeto, deputada Angela Águida Portella (PTC) falou da importância da ação.

palaciodogoverno2“Parte do programa oferece a esses jovens a oportunidade de serem multiplicadores dessa aprendizagem. Vale lembrar que eles terão maiores noções sobre cidadania, leis, formulação de projetos, até chegar na execução de políticas públicas que tem como responsável o Poder Executivo”, enfatizou a parlamentar.

O chefe do Poder Judiciário enalteceu a iniciativa da Assembleia em promover o projeto Parlamento Jovem nas escolas públicas do Estado.
“O futuro do Brasil é o jovem e é de extrema importância que ele tenha conhecimento do funcionamento dos poderes. A Assembleia Legislativa de Roraima está de parabéns com essa ação, que vem somente a trazer mais cidadania aos nossos estudantes”, destacou o desembargador Almiro Padilha.

A governadora, Suely Campos (PP) também parabenizou o Legislativo e se prontificou a colaborar com o grupo, no que diz respeito a projetos. “Conhecer o funcionamento dos poderes, a Constituição Estadual e Federal são oportunidades ímpares que esses jovens estão tendo. Isso só vem a engrandecer ainda mais o belo trabalho que a Casa Legislativa vem realizando com os nossos jovens”, ressaltou.

Parlamentares Jovens

tjrr36Olhares atentos, muitos questionamentos e apresentação de projetos. Essas foram as atividades desenvolvidas pelos 24 parlamentares jovens em visita aos representantes dos poderes Judiciário e Executivo.

Para deputado jovem Gabriel Soares Ferreira, 16, da Escola Gonçalves Dias, a experiência em ser parlamentar jovem está sendo gratificante. Ele afirmou ter pretensão de seguir a carreira política no futuro.

“Estou tendo a oportunidade de conhecer de perto cada um dos poderes, em especial o Legislativo. O mais interessante é que podemos passar esse aprendizado para a nossas famílias e para a sociedade que precisa conhecer um pouco sobre o cotidiano de quem é responsável pelas leis em nosso Estado”, afirmou.

Niely Oliveira, 16, aluna da Escola Estadual Antônio Carlos da Silva Natalino, disse que tem a pretensão de levar o conhecimento adquirido entre os poderes para os colegas de classe. “Tenho certeza que minha participação nesse projeto não está sendo em vão. Acredito que terei um futuro brilhante na política, pois não ficarei parada e buscarei lutar pelos direitos de todos. Só me resta a agradecer a Assembleia Legislativa por me proporcionar não só o conhecimento político, mas o interesse em participar da vida política”, finalizou.

Jânio Tavares

 

Deixe uma resposta