Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Parlamentares de Roraima se unem e cobram solução para problemas de energia

Parlamentares de Roraima se unem e cobram solução para problemas de energia

Bancada de Roraima se reuniu com o vice-presidente Michel Temer em Brasília - Foto: Ascom/RJ

Bancada de Roraima se reuniu com o vice-presidente Michel Temer em Brasília – Foto: Ascom/RJ

Parlamentares que representam a população de Roraima se uniram nesta quarta-feira, 18, numa ação inédita com o objetivo de resolver os problemas de energia que atingem o estado, devido a paralisação da obra do linhão de Tucuruí, que ligará Roraima ao Sistema Nacional. Uma comitiva formada por senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e representantes do governo de Roraima e da justiça estadual; visitou o vice-presidente da República Michel Temer e os ministros Eduardo Braga ( Minas e Energia ), e José Eduardo Cardozo ( Justiça ).

Na ocasião, os parlamentares entregaram às autoridades uma “Moção de Repúdio”, ao governo federal pelos prejuízos causados à população com a energia de baixa qualidade que é fornecida para Roraima.

O senador Romero Jucá (PMDB/RR), que articulou as reuniões em Brasília, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (PSDC), disse que não pode haver discriminação com o estado de Roraima por parte do governo federal. “ Não é justo que nossa população pague por uma energia cara e sem qualidade. Com certeza a união de toda classe política foi um marco e trará benefícios rapidamente para as pessoas que não aguentam mais conviver com tantos problemas”.

O vice-presidente da República Michel Temer (PMDB), concedeu uma audiência demorada aos parlamentares de Roraima. Durante mais de uma hora, ouviu as reivindicações. Ao final, disse que quer ser um advogado da causa a favor do estado. “ Com certeza vocês me convenceram a urgência do problema e de todas consequências para a população. Podem ter certeza que vou agir com todo empenho. Serei um advogado desta justa causa”, disse ele.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier ( PSDC), o movimento por uma solução para questão da energia foi um sucesso. “ Eu não tenho dúvida que nosso povo vai colher em breve benefícios desta articulação nunca vista no nosso meio político. Vamos sair deste estado de calamidade, pois é um absurdo continuar como estamos, com pessoas sendo prejudicadas todos os dias devido queda de energia”, afirmou.

Ministro promete solução em 30 dias

parlamentaresenergia2O Ministro de Minas Energia, Eduardo Braga (PMDB/AM), disse aos parlamentares e autoridades da justiça de Roraima, que em 30 dias dará uma resposta em relação a ação que o seu ministério agilizou junto à Advocacia Geral da União ( AGU ), que obriga a Funai a entregar a

“Carta de Anuência”, liberando a passagem das torres de energia ao longo da BR-174, no trecho da reserva indígena Waimiri-Atroari. “ Esta é a única pendência que temos no momento em relação a continuação desta importante linha de energia, tanto para o estado de Roraima, quanto para o Amazonas.

O ministro também determinou a ida, na próxima semana, à Roraima, do secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, acompanhado por uma equipe de técnicos da Eletronorte no Rio de Janeiro para analisar e resolver os problemas mostrados pelos parlamentares que ocorrem na ligação das usinas termoelétricas em Boa Vista. Segundo os parlamentares, as usinas demoram a operar quando ocorre um apagão devido corte da energia vinda da Venezuela.

Fátima Rocha

 

Deixe uma resposta