Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Pacto Pela Alfabetização: mais de 90 cursistas participam do primeiro encontro

Pacto Pela Alfabetização: mais de 90 cursistas participam do primeiro encontro

O encontro será no final de semana e ao longo do ano, 478 professores serão capacitados - Foto: Ascom/SEEDNo próximo fim de semana (05 e 06 de julho), 96 professores participarão do primeiro encontro de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O evento será no Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr), das 8h às 18h. 

Neste encontro, serão atendidos docentes que atuam em escolas localizadas no município de Uiramutã. “Também será contemplada a Língua Materna para os profissionais que atuam nas escolas indígenas. Um tradutor irá auxiliar os trabalhos durante as aulas”, destacou Sebastiana Soares, diretora do Ceforr. 

Ela reforçou ainda que este será o primeiro encontro da Etapa 2014 do PNAIC e que no total, serão contemplados 478 professores de 14 municípios do Estado, com exceção do município de Rorainópolis. O tema a ser trabalhado este ano é “Matemática na perspectiva do letramento e numeramento”. 

Os encontros de formação ocorrem de quinze em quinze dias, com grupos alternados de professores, de forma a contemplar todos os 478 docentes. Nos dias 26 e 27 de julho, por exemplo, está agendado um outro encontro de formação que irá contemplar professores dos municípios de Alto Alegre, Bonfim, Normandia, Cantá, Boa Vista (zonas urbana e rural). 

Formação

No PNAIC existem duas formações. Uma formação é destinada aos professores orientadores, a qual é promovida pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os orientadores são os responsáveis por repassarem os conteúdos aos docentes que atuam na rede estadual de ensino. 

Em 2014, serão realizados dez encontros, com carga horária de 260 horas destinadas à formação do orientador e 160 horas para o professor alfabetizador. Também já está agendado para dezembro, um seminário de 8 horas sobre a Etapa 2014. 

Os docentes, tanto os que estarão ministrando a formação (orientadores), quanto os que estarão recebendo a capacitação, têm direito a bolsas de estudos por meio do Ministério da Educação (MEC)/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também serão disponibilizados materiais didáticos como obras literárias, jogos pedagógicos, entre outros materiais lúdicos educacionais. 

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), para diminuir a alfabetização tardia. O PNAIC tem a intenção de fazer com que as crianças brasileiras até oito anos de idade sejam alfabetizadas em Português e Matemática no final do 3° ano do Ensino Fundamental. 

A ação é realizada por meio de uma articulação entre municípios, Distrito Federal, Estados e Governo Federal. Para a sua efetiva realização, o Governo Federal apóia as escolas públicas em diversas questões, como capacitação de professores, distribuição de material pedagógico, avaliações sistemáticas, entre outros. 

O PNAIC busca a inovação da metodologia utilizada em sala de aula, especialmente com as turmas do Ensino Fundamental Menor (1° ao 5° ano). A intenção é diversificar as formas de aprendizagem para garantir a efetiva alfabetização das crianças nas séries iniciais. 

 

 

 

Deixe uma resposta