Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Pacaraima: Bombeiros resgatam equipe de ciclistas que estava perdida desde domingo

Pacaraima: Bombeiros resgatam equipe de ciclistas que estava perdida desde domingo

Os ciclistas foram conduzidos para o município de Pacaraima, por volta das 12h40 desta terça-feira – Fotos: Ascom/CBMRR

A equipe de bombeiros da 3ª CIA/2º BPABM (3ª Companhia do 2° Batalhão de Proteção Ambiental), resgatou nesta terça-feira, 13, com apoio de um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) um grupo de ciclistas, que estava perdido desde domingo, 11, na região da Comunidade São Miguel, Terra Indígena São Marcos, no município de Pacaraima.

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) recebeu a solicitação para realizar busca e salvamento dos seis ciclistas, às 9 horas de segunda-feira, 12. Os trabalhos foram iniciados imediatamente pela equipe de Pacaraima, que entrou na região de mata pela Comunidade São Miguel, no Marco BV7.

O grupo de ciclistas saiu no domingo, 11, por volta das 6h, e se perdeu ao iniciar uma trilha pela Comunidade Indígena do Samã, com destino ao Marco BV7. Por volta das 14h, ao perceber que estavam perdidos, os ciclistas fizeram contato com familiares e solicitaram o serviço de busca e resgate do CBMRR.

Por volta das 11h, desta terça-feira, 13, o grupo foi localizado por indígenas daquela região e levados para a Fazenda Retiro, distante aproximadamente 45 quilômetros do Marco BV7. Um helicóptero do Ibama, que estava apoiando o CBMRR no combate às queimadas naquela região, deu apoio para o resgate de cinco ciclistas.

O sexto integrante do grupo, o policial militar Telmo Tupinambá prosseguiu a trilha, na rota Pedreira-Mucajá-Barro-Surumu, saindo do local onde o restante do grupo permaneceu. Ele chegou à sede da Comunidade do Surumu, nessa segunda-feira, 12, e conseguiu pegar carona até o município de Pacaraima, informando que o grupo havia permanecido na Fazenda Retiro, com acolhimento dos indígenas locais.

Dois bombeiros militares seguiram de moto pela comunidade do Surumu e, na noite do dia 12, a equipe obteve informações, via rádio, de que dois dos ciclistas perdidos que permaneceram no local definido pelo grupo, foram levados a cavalo para comunidade Indígena Santa Isabel, para receber atendimento médico.

Os ciclistas foram conduzidos para o município de Pacaraima, por volta das 12h40 de hoje. Eles estavam aparentemente debilitados, mas sem ferimentos. Foram orientados a monitorar a saúde nos próximos dias, principalmente quanto aos sinais e sintomas de febre amarela.

Heldeliano Arrais

 

Deixe uma resposta