Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Ovos de chocolate vendidos no comércio de Boa Vista são aprovados para consumidores

Ovos de chocolate vendidos no comércio de Boa Vista são aprovados para consumidores

Os fiscais do instituto percorreram cerca de 50 estabelecimentos e nenhuma irregularidade foi encontrada - Foto: Neto Figueiredo

Os fiscais do instituto percorreram cerca de 50 estabelecimentos e nenhuma irregularidade foi encontrada – Foto: Neto Figueiredo

Após a análise dos ovos de chocolates coletados na Operação Páscoa, realizada entre os dias 16 e 20 de março, o Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima) divulgou o balanço da ação. Os fiscais do instituto percorreram cerca de 50 estabelecimentos e nenhuma irregularidade foi encontrada. O balanço geral foi divulgado nesta quarta-feira, 1º de abril.

Entre as amostras coletadas, a equipe de metrologia e qualidade verificou a presença do selo de identificação do Inmetro nos brinquedos oferecidos como brinde nos doces, bem como as características (partes cortantes e pontas perfurantes), o nível de inflamabilidade, o índice de toxicidade do material e das tintas usadas na fabricação dos brinquedos.

A diretora do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem, Cinara Machado destacou a importância da ação. “A iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores a garantia de que estão adquirindo produtos certificados e que sejam utilizados de maneira correta, não oferecendo perigo a saúde e ao meio ambiente”, explicou.

Já a equipe de pré-medidas analisou o peso dos ovos. “Temos que verificar se eles estão de acordo com a quantidade informada na embalagem. Como é praticamente impossível que todos pesem exatamente a quantia informada, existe uma tolerância de 3% para menos. Caso o ovo pese mais do que o informado, não há problema, pois o consumidor estará sendo beneficiado”, esclareceu a diretora.

Para ela, a operação atendeu as expectativas do órgão, uma vez que tanto o empresário quanto o consumidor estão mais conscientes em relação à aquisição dos produtos certificados pelo Inmetro. “A fiscalização garante a confiabilidade e segurança na qualidade dos produtos comercializados no estado. Desta forma, quem ganha é a sociedade que poderá fazer aquisição dos produtos com tranquilidade e segurança”, declarou.

Operação Dia das Mães

A próxima ação do Ipem será a “Operação Dia das Mães”. Os trabalhos serão focados nos produtos têxteis, ou seja, nas lojas de roupa, para verificar se os produtos comercializados estão dentro das normas do Inmetro.

Para denúncias, dúvidas ou sugestões, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo 0800-280 9590, que funciona de segunda a sexta, de 7h30 as 13h30.

Isaque Santiago

 

Deixe uma resposta