Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Onze estabelecimentos são embargados e um posto de combustível lacrado nas operações “Salvando Vidas” e “Select”

Onze estabelecimentos são embargados e um posto de combustível lacrado nas operações “Salvando Vidas” e “Select”

Mesmo com as ações de fiscalizações aos finais de semana, várias irregularidades continuam sendo registradas pelas equipes que integram as operações “Select” e “Salvando Vidas”. Dos 15 pontos comerciais fiscalizados 11 foram embargados, quatro notificados e um posto de combustível lacrado.

A ação integrada conta com a participação das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito Urbano, Vigilância Sanitária do Município, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Finanças do Município e Conselho Tutelar.

A operação Select foi deflagrada na sexta-feira, 30 e sábado, 31 de maio. Os trabalhos foram acompanhados pelo secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares e o adjunto, Eduardo Wayner Santos Brasileiro.

A ação percorreu 15 pontos diversos da capital e destes 11 foram embargados pelo Núcleo de Diversões Pública (NPD) da Polícia Civil, uma vez que já tinham sido advertidos anteriormente e não se regularizaram. Quatro estabelecimentos foram notificados e um posto de combustível no bairro Canaã foi lacrado. É que o alvará de funcionamento deste estabelecimento é para venda de combustível e não para realização de festas com venda de bebidas, fato que vinha ocorrendo.

DETRAN – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que participou tanto da operação Select, quanto Salvando Vidas, notificou 89 veículos e desses 39 foram apreendidos pelas mais diversas infrações cometidas pelos motoristas. Uma motocicleta com placa inexistente foi apreendida.

Das 89 notificações, destaca-se 32 contra pessoas que dirigiam sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 32 pessoas com os documentos de veículos vencidos e 10 com as CNH vencidas.

Motoristas dirigindo sem CNH ainda é maior preocupação por parte do diretor-presidente do Detran, Edigilson Dantas. Ele explica que há aproximadamente 170 mil veículos registrados no Detran e 126 mil registros de pessoas com CNH, o que significa que pelo menos 44 mil pessoas dirigem sem serem habilitadas em Roraima.

“Mesmo que uma pessoa habilitada tenha dois veículos registrados, ainda assim o número de pessoas sem habilitação é grande. É preciso que as pessoas tenham consciência, procurem se regularizar, pois desta forma, muitas tragédias podem ser evitadas no trânsito”, explica Edigilson Dantas.

Ainda segundo ele, a tendência é que aumente a fiscalização e, paralelamente estão sendo inseridas ações de educação para o trânsito. Outro ponto destacado como positivo pelo diretor-presidente do Detran é a implantação do sistema de impressão de documentos como Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou o Documento Único de Transferência (DUT) que já pode ser feito na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município de Rorainópolis e Caroebe.

“Já foram emitidos 240 documentos para Rorainópolis e 80 em Caroebe. O próximo passo é que as CNH também sejam emitidas pelos Ciretrans desses municípios. Com o serviço descentralizado, os cidadãos não precisarão mais se deslocar a Boa Vista para se regularizarem, pois o Detran está facilitando a prestação do serviço”, disse Edigilson Dantas.

O secretário de Segurança Pública, Amadeu Soares, destacou a importância do trabalho preventivo realizado pelas forças de segurança do Estado. Ele ressalta que nessas ações pró-ativas são detectadas várias irregularidades e que é importante que as pessoas procurem se regularizar.

“Pessoas dirigindo veículo sem habilitação e embriagadas colocam a vida de terceiros em risco. Não podemos ser coniventes com isso e, desta forma estamos trabalhando de forma preventiva para coibir esses atos. Mas, é importante destacar que, somente o trabalho de prevenção e de repressão não vai resolver se não houver conscientização por parte dos motoristas”, disse. 

 

Deixe uma resposta