Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | NutriSUS: Roraima será beneficiado com programa

NutriSUS: Roraima será beneficiado com programa

O processo de implantação em Roraima será discutido em oficina nesta quinta-feira (5), a partir das 8h, no auditório - Foto: DivulgaçãoA prevenção e o controle à doença como a anemia, por exemplo, serão reforçados em Roraima a partir deste ano. A novidade será possível graças à implantação do Programa NutriSUS, uma estratégia de suplementação alimentar, criada pelo Ministério da Saúde, para complementar a alimentação das crianças, nos municípios que fizeram a adesão ao Programa de Saúde na Escola (PSE).

O NutriSUS é uma ferramenta estratégica, incluída na Política Nacional de Atenção à Saúde das Crianças, que tem a finalidade de auxiliar o processo de prevenção à doenças, por meio da complementação alimentícia em pó, a base de 15 vitaminas e minerais, entre elas: vitaminas A, D, E, C, B1, B2, B6 E B12, Niacina, Ácido Fólico e Zinco.

Segundo a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Costa Rêgo, todos os estados brasileiros serão contemplados, desde que tenha sido feita a adesão ao PSE. “É uma espécie de fortificação caseira, com nutrientes que vão enriquecer a alimentação infantil, e com isso melhorar a alimentação das crianças, já que o sachê será adicionado à uma refeição diária das crianças. Com isso serão efetivadas as ações de prevenção e combate à desnutrição infantil”,esclareceu.

Nesta quinta-feira, será feita a apresentação do Programa aos gestores estaduais e municipais, e técnicos da Rede de Atenção Básica, durante a Oficina de Fortalecimento dos Programas Estratégicos da PNAN- Programa de Ferro, Vitamina A, Nutrisus e Condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), realizada no auditório do Distrito Sanitário Yanomami, da Sesai, localizada na rua Cecília Brasil, Centro, das 8h às 12h e das 13h45 às 17h. “Será um momento importante para que os profissionais conheçam o programa, saibam como será a dinâmica de implantação das ações no estado, como os municípios poderão ter acesso ao sachê com os nutrientes e como será feita a distribuição para as crianças e de que forma”, complementou.

Os nutrientes serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde aos municípios, a partir de agosto de 2014, quando será formalizada a efetivação, que ocorrerá de forma conjunta entre as secretarias de educação e de saúde. Após esse primeiro encontro para apresentação do programa será iniciado o planejamento das ações técnicas para capacitação dos profissionais de saúde que atuarão, direta e indiretamente, no processo. “No caso da secretaria de educação planejaremos um encontro amplo com os gestores municipais que fizeram a adesão ao PSE, onde será definido como será feito o repasse do material e o acompanhamento das ações, de forma que seja produzidas informações que possam servir como banco de dados pelo Ministério da Saúde”, finalizou.

Sachê

Os sachês consistem em uma mistura concentrada, em pó, de vitaminas e sais minerais, e são direcionados às crianças. Cada sachê será será adicionado em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches. A criação desse composto baseia-se em estudos que destacaram que entre as deficiências nutricionais, a anemia é apontada como um dos determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças.

PSE

O Programa de Saúde na Escola é a porta de entrada para as regiões que pleiteiam a implantação do NutriSUS, pois só será beneficiado com o programa de suplementação alimentar os municípios que tenham feito a adesão ao PSE. O prazo encerra nesta sexta-feira, 6. Em Roraima, 99% dos municípios já efetivaram a adesão.

 

 

Deixe uma resposta