Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Novembro da Música: IBVM promove festivais durante todo o mês

Novembro da Música: IBVM promove festivais durante todo o mês

Renata Pereira - Foto: Divulgação

Renata Pereira – Foto: Divulgação

As partituras estão prontas, os instrumentos afinados e os instrumentistas prontos para a segunda edição do Novembro da Música. Uma intensa programação de eventos dedicados à primeira arte já começa neste sábado, 7, com o Igarapé Musical, a partir das 19h, na Praça do Mirandinha. Ao longo do mês, serão promovidos concertos, workshops e oficinas de capacitação.

O evento é uma ação do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), com apoio da Prefeitura de Boa Vista, e que tem como meta levar o conhecimento musical a toda a sociedade. Além de concertos, também vão ser feitos workshops e oficinas de capacitação à classe musical. O objetivo é, além de comemorar o dia da música (dia 22 de novembro), fomentar a cultura como forma de desenvolvimento social.

“Acreditamos que a música transforma o indivíduo, moldando seu caráter. E nós queremos apresentar à sociedade essa visão, por meio dos concertos, dos workshops, aumentando a interação da sociedade com a arte. Teremos a participação não apenas de artistas de nossa terra, como também vindos de outros estados e até do nosso país vizinho, a Venezuela”, afirmou Serginho Barros, presidente do IBVM.

No Igarapé Musical deste sábado sobem ao palco bandas de diversos segmentos e o encerramento será com o músico regional Neuber Uchôa. O Igarapé também será o evento que vai encerrar o Novembro da Música, no dia 28, ocasião em que vai reunir todos os artistas que se apresentaram ao longo de um ano.

“Decidimos juntar toda essa galera boa para celebrarmos o dia da música, que será comemorado no dia 22, além de também festejarmos um ano do Igarapé Musical. Sem dúvidas, será uma festa muito linda”, disse Serginho.

Serginho Barros, presidente do IBVM - Foto: Semuc-PMBV

Serginho Barros, presidente do IBVM – Foto: Semuc-PMBV

A partir do dia 9, até o dia 12, ocorre o II Festival Internacional de Violões da Floresta Amazônica, com abertura oficial no Palácio da Cultura, a partir das 20h. A Orquestra de Violões do IBVM é quem vai fazer o show de lançamento do evento. Ao longo da semana vão ocorrer três oficinas na Vila Olímpica, das 9h às 11h, voltadas a violonistas, sendo duas com o músico venezuelano José Luiz Lara, dias 10 e 11, e uma com o paulista radicado no Amazonas, Edgard Montrezol.

As apresentações ficam por conta de Aleh Ferreira, Edgard Montrezol, Sérgio Barros e França – dia 11, a partir das 20h –, José Luiz Lara e Marquinhos FM, que encerra as programações na Praça do Mirandinha.

Jazz

Encerrando-se o Festival de Violões, já se inicia o IBVM Jazz Festival, que ocorre nos dias 13 e 14. Também de caráter internacional, o evento vai reunir músicos da Venezuela, Manaus, São Paulo e também músicos de Roraima. Nomes como Jair Amazonas, Os Três no Jazz, Fusion, Camu Camu já estão confirmados para a primeira noite de apresentações, na Praça do Mirandinha.

Semana da Música

O penúltimo evento dentro do Novembro da Musical será a Semana da Música, ocasião em que ocorre o curso intensivo do Método Suzuki, uma filosofia de ensino que ressalta a criação de um ambiente musical rico em estímulos, repleto de bons exemplos e elogios, semelhante ao ambiente em que a criança aprende sua língua materna. Desenvolvido pelo violinista e pedagogo japonês, Shinichi Suzuki, o método será ensinado em Boa Vista pela professora de música Renata Pereira.

Fábio Cavalcante

 

 

Deixe uma resposta