Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Novembro da Música: IBVM Jazz Festival começa nesta sexta-feira

Novembro da Música: IBVM Jazz Festival começa nesta sexta-feira

ibvm11Com o encerramento do Festival Internacional de Violões, se inicia o IBVM Jazz Festival, que ocorre nos dias 13 e 14. O evento faz parte das programações do Novembro da Música, do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), e vai reunir músicos da Venezuela, Manaus, São Paulo e também de Roraima. O primeiro evento é o Workshop de Improvisação, com o professor Bob Mesquita, no dia 13 das 15h às 17h, na sede do IBVM – Praça do Mirandinha.

No encontro serão apresentadas as principais técnicas aplicadas em jazz, escalas, swing, harmonização, entre outros temas. Bob Mesquita é saxofonista de Fortaleza (CE) e já percorreu o país ministrando workshops e apresentando concertos musicais, no campo do jazz fusion.

Para a primeira noite de apresentações, que ocorre nesta sexta-feira, 13, a partir das 20h, nomes como Jair Amazonas, Os Três no Jazz, Fusion, Camu Camu já estão confirmados para animar o público na Praça do Mirandinha.

No dia seguinte tem o Workshop de Composição com o músico Mimi Rocha, também de Fortaleza (CE), das 15h às 17h. Em sua vasta carreira, o músico já tocou com diversos artistas, como Belchior, Dominguinhos, Fagner, Chico César e Ivan Lins. Para cada um dos workshops foram ofertadas 50 vagas.

A última noite de apresentações, também no Mirandinha, vai contar com Bob Mesquita, Renato Campos e Mimi Rocha, Amigos do Groove, Jason e Derley. As apresentações do sábado, 14, também começam às 20h. “Todos os músicos convidados para esta etapa do Novembro da Música são de alta qualidade, profundos conhecedores do estilo que, com certeza, vão apresentar ótimos trabalhos aos boa-vistenses”, afirmou Serginho Barros, presidente do IBVM.

Um estilo envolvente – O jazz é um estilo musical que surgiu entre o final do Século XIX e início do século XX, em cidades como Nova Orleans, Memphis, Kansas City, St. Louis, Dallas e de uma forma especial, Sedalia, no estado de Missouri. Tem suas raízes na música negra americana pouco antes de 1850, sendo que a maior influência foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.

A primeira forma de jazz foi o swing, criado durante a década de 1930, quando o jazz era bastante popular. Posteriormente, surgiram outras variações como o bebop, o hard bebop, o cool jazz (considerado mais intelectual e de grande aceitação), entre outros. Após o surgimento de outros estilos como o rock, o funk e o pop, o jazz passou a se fundir com esses estilos, dando origem ao que chamamos de fusion. Assim, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum’n’bass e do techno, dando origem ao jazz contemporâneo.

Em termos de popularização do estilo a nível mundial, a lista é vasta, que reúne cantores, trompetistas, pianistas consagrados desde então. Alguns desses nomes são Miles Davis, Bille Holiday, Chet Baker, Ella Fitzgerald, John Coltrane, Louis Armstrong, entre outros.

Fábio Cavalcante

Deixe uma resposta