Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Normandia vai receber os serviços especializados do programa Saúde do Povo

Normandia vai receber os serviços especializados do programa Saúde do Povo

A expectativa é de que sejam realizados aproximadamente 500 atendimentos entre as áreas de cardiologia, ginecologia, dermatologia, neurologia, ortopedia e urologia - Foto: Secom-RR

A expectativa é de que sejam realizados aproximadamente 500 atendimentos entre as áreas de cardiologia, ginecologia, dermatologia, neurologia, ortopedia e urologia – Foto: Secom-RR

Dando continuidade às ações de melhoria na prestação dos serviços de Saúde à população, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), com o objetivo de evitar um congestionamento no HCM (Hospital Coronel Mota) e de facilitar o acesso dos moradores de Normandia ao atendimento, levará ao município, seis especialidades médicas em uma ação de Saúde Itinerante. As atividades serão realizadas nesta sexta-feira, 3, com previsão de inicio às 8h, no hospital Ruth Quitéria.Conforme o diretor do Departamento de Saúde Itinerante, Francisco Monteiro, a expectativa é de que sejam realizados aproximadamente 500 atendimentos entre as áreas de cardiologia, ginecologia, dermatologia, neurologia, ortopedia e urologia. Exames específicos como ultrassom e eletrocardiograma também serão realizados, caso seja constatada pelo médico. Mais de 10 profissionais de Saúde estão envolvidos com a ação.

O secretário-adjunto de Saúde, César Penna, faz questão de acompanhar a ação. “A ideia é de verificar de perto, os anseios da população e assim focar as estratégias de ação de acordo com as reais necessidades dos usuários da saúde pública” frisou, ao garanti que ações como estas serão realizadas de forma contínua e não se limitará a ações isoladas.

Grande parte das pessoas que serão atendidas, já está pré-agendada pela equipe do hospital. Segundo Francisco Monteiro, essas pessoas já haviam sido encaminhadas para as especialidades e teriam de se deslocar à Boa Vista, a fim de serem atendidas no hospital referência em especialidade médica do Estado, o HCM.

O objetivo é, com esta medida, seja proporcionada agilidade no andamento das filas para consultas no HCM e também de proporcionar fácil acesso aos munícipes de Normandia. Penna destaca que na medida em que as pessoas são atendidas no Interior, elas deixam de procurar a unidade da capital, beneficiando a população em geral.

“Menos 500 pessoas vão constar na agenda do HCM e ao mesmo tempo, 500 pessoas terão facilidade de ter acesso aos serviços, evitando gastos e outros transtornos com o deslocamento até a Capital”, enfatizou o adjunto, ao reforçar que o objetivo da gestão proporcionar a facilidade no acesso aos serviços de saúde de qualidade a toda a população.

Além dos serviços especializados, testes de glicemia, pressão arterial, distribuição de preservativos e palestras educativas, também serão disponibilizados durante a ação. Uma farmácia básica também estará disponível. “Os medicamentos prescritos durante a ação já poderão ser retirados na hora”, disse Monteiro ao enfatizar que isso garante que o tratamento seja iniciado de imediato.

A equipe sairá hoje rumo à Normandia, para organizar a estrutura que vai receber a ação e assim assegurar que os atendimentos iniciem na hora programada, para otimizar a ação.

Atribuições

O DPSI (Departamento de Promoção Saúde Itinerante) é uma unidade cadastrada junto ao Ministério da Saúde há mais de 10 anos. Um dos objetivos principais é complementar a oferta de serviços de Atenção Básica, através de atividades que envolvem atendimentos com médicos especialistas, nos municípios do interior do Estado, evitando que a população precise se deslocar para a Capital.

Wanessa Carvalho

 

Deixe uma resposta