Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Nerf já entregou mais de 100 meios auxiliares de locomação em 2014

Nerf já entregou mais de 100 meios auxiliares de locomação em 2014

Ao todo, foram 35 pares de muletas canadenses, 43 pares de muletas axilares e 27 andadores entregues no Nerf - Foto: Ascom/SesauO Núcleo Estadual de Reabilitação Física 05 de Outubro (Nerf) entregou este ano, até o momento, 105 meios auxiliares de locomoção aos pacientes cadastrados no Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências (PAPD). Ao todo, foram 35 pares de muletas canadenses, 43 pares de muletas axilares e 27 andadores entregues, para demanda espontânea com dificuldade de locomoção.

Os meios auxiliares são entregues gratuitamente pelo Nerf, na avenida Ataide Teive, 6459, bairro Nova Canaã, para pacientes cadastrados no PAPD. Além de muletas e andadores, a unidade dispõe de bengalas para deficientes visuais, cadeiras de rodas infantil simples e colchões de água para atender quem precisa.

De acordo com a responsável pelo PAPD, Francisca Marta Loureiro, a solicitação de algum dos itens pelo pacientes é simples, só precisa se cadastrar no programa, apresentando cópias dos documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência. É necessário que a pessoa esteja com a solicitação médica contendo as especificações do material. “Os médicos ou os fisioterapeutas são os profissionais aptos a indicarem o tipo de mobilidade, conforme a necessidade de cada paciente” informou.

Segundo Francisca, dependendo da situação do paciente, o meio auxiliar pode ser doado ou emprestado, caso o problema identificado seja temporário. “Dependendo da necessidade e a real situação do paciente, ele assina um termo de responsabilidade, se comprometendo em devolver ao programa o equipamento. Se o meio auxiliar de locomoção estiver em perfeito estado de conservação, outra pessoa será beneficiada. A rotatividade amplia o acesso à população nos direitos de ir e vir de forma independente”, informou.

Colchão de água

As propriedades de colchão de água para os paraplégicos, pessoas com lesões na medula espinhal, geriatria, acamados e inválidos têm grande ajuda terapêutica nos doentes. No entanto há muitas pessoas sem problemas que os adquirem porque são fáceis de limpar, basta um produto próprio. Como os colchões tradicionais acumulam pó e ácaros, deve optar-se por um colchão antialérgico e antiácaros para evitar as incômodas alergias. O colchão de água é uma boa solução.

 

 

 

Deixe uma resposta