Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Mutirão para matrículas do Pronatec em Roraima beneficia 600 pessoas

Mutirão para matrículas do Pronatec em Roraima beneficia 600 pessoas

Centenas de pessoas se inscreveram nos cursos - Foto: Marcos LimaNesta quinta-feira, 29, o movimento foi intenso no Centro de Educação Profissional Senac Operário. No primeiro dia de mobilização para matrículas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 300 pessoas já saíram do local com data certa para iniciarem a capacitação profissional. O mutirão, promovido pela Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Senac Roraima, acaba amanhã, 30, com a distribuição de mais 300 senhas. Os portões abrem às 8h e o cadastro será feito por ordem de chegada.

“A demanda foi muito maior do que imaginávamos. Esse é um ponto positivo, pois mostra que as pessoas têm interesse em se qualificar”, comemorou a prefeita de Boa Vista Teresa Surita. São 600 vagas oferecidas em Roraima para os cursos de Educação Profissional, nas áreas de saúde, informática, gastronomia, gestão, idiomas e artes.

O técnico de informática Francimar Vicente da Silva, 31 anos, conseguiu se matricular no curso de “desenvolvedor de jogos eletrônicos” e traça planos para o futuro. “Eu quero fazer meus próprios jogos e abrir o meu empreendimento. Na minha casa já tem até um cantinho reservado para isso”, falou animado.

Vanessa Manduca, 31 anos, também saiu do mutirão com motivos para comemorar. Atualmente desempregada, ela se matriculou no curso de “auxiliar de recursos humanos”, com data marcada para iniciar no dia 6 de junho. “O curso do Pronatec é muito importante, porque assim como eu, muitas pessoas não têm condição financeira para pagar um curso e se qualificar sem mexer na renda mensal, que já é pouca”, afirmou Vanessa.

De acordo com a coordenadora do Pronatec, Nayara Santos, os cursos com maior procura foram os na área de saúde e idiomas. No pátio onde as matrículas foram realizadas, as mulheres eram maioria no primeiro dia de mutirão. Sobre o perfil das pessoas que buscam o programa, Nayara complementou que a faixa etária se concentra dos 16 aos 29 anos.

Para atender um maior número de pessoas e democratizar o acesso aos cursos profissionalizantes, o secretário municipal de Gestão Social, Moacir Collini, afirmou que as aulas serão ofertadas em diversas localidades de Boa Vista. “Depois que o curso se encerra, muitas vezes as pessoas já são encaminhadas para empresas cadastradas no Senac, ou na Prefeitura. Temos um banco de dados de empregadores que buscam, justamente, profissionais qualificados”, acrescentou.

Para aqueles que desejam participar do último dia de mutirão, é necessário atentar-se para os pré-requisitos do programa. O público alvo são pessoas entre 16 e 59 anos, inscritas no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, beneficiárias do Bolsa Família, ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para se inscrever, os interessados devem levar cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e NIS (Número de Identificação Social). Menores de 18 anos devem estar acompanhados de algum responsável legal, também de porte de RG e CPF, para fazer a matrícula.

Família Que Acolhe

A Prefeitura de Boa Vista aproveitou a mobilização para divulgar as ações do Família que Acolhe. As pessoas que se encaixam no perfil do programa podem realizar, na mesma hora, o cadastro no programa social da Prefeitura, saindo do mutirão duplamente beneficiadas.

Serviço

Último dia de matrícula no Pronatec RR

Quando: 30/05 das 8h às 17h

Onde: Centro de Educação Profissional Senac Operário, na avenida José Felix Correa, Nº 285, bairro Operário


 

Deixe uma resposta