Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Variedades | Monte Roraima ganha destaque na mídia internacional

Monte Roraima ganha destaque na mídia internacional

O Monte Roraima atrai aventureiros do mundo inteiro - Foto: Andrezza MariotAo sediar a Copa do Mundo de 2014, o Brasil, mais do que nunca, ganhou destaque nas mídias internacionais. Com equipes de jornalistas estrangeiros espalhados por vários estados, a imprensa busca não só cobrir as acirradas partidas nos estádios, mas também conhecer e divulgar as belezas do país do futebol.

Pensando na visita de milhares de turistas estrangeiros, a renomada rede de TV norte-americana CNN listou os 20 locais mais bonitos do Brasil. Em primeiríssimo lugar ficou o Monte Roraima. Mesmo concorrendo com uma seleta lista de regiões paradisíacas, como Fernando de Noronha e dunas de Genipabu, foi o cartão postal do estado de Roraima, no Norte, que levou a melhor. Em segundo lugar ficou a praia de Canoa Quebrada, no Ceará, seguida das Cataratas do Iguaçu em terceiro lugar.

“Estamos na vitrine mundial e esse destaque é importante para qualquer destino turístico. Ter o Monte Roraima como lugar mais bonito do Brasil levanta a nossa autoestima e mostra que, na mídia internacional, estamos muitíssimo bem colocados”, comemora a superintendente de Turismo de Boa Vista, Alda Amorim.

No texto de apresentação, a emissora explica que o Monte Roraima encontra-se na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela. “Dizem que sua formação geológica, rios e cachoeiras inspiraram o livro ‘O mundo perdido’ de Arthur Conan Doyle. Recentemente, o Monte Roraima serviu também de inspiração para a animação ‘Up’ da Disney/Pixar”, explica a reportagem.

O jornal estrangeiro complementa que o viajante que deseja conhecer o destino, deve reservar de sete a dez dias para a aventura, mas ressalta que o esforço físico é recompensado por banhos de cachoeira ao longo do caminho.

Para Joaquim Magno de Souza, empresário no ramo de turismo em Boa Vista, o destaque beneficia diretamente a capital de Roraima, porta de entrada dos turistas que se dirigem ao Monte. “Atualmente, existe uma média de 600 pessoas por ano que fecham a caminhada pelo Brasil. Do total arrecadado, 75% fica em Boa Vista. A economia local circula porque essa receita é utilizada na contratação de guias, transporte, hospedagem, compra de suprimentos, equipamentos e alimentação”, explica.

Joaquim, que trabalha com expedições ao Monte Roraima há mais de 20 anos, acredita que muitos dos famosos destinos turísticos no país estão saturados. O Monte acaba sendo uma opção para quem quer sossego em uma natureza totalmente diferente, mas, ao mesmo tempo, busca superar os limites físicos.

“O lugar, de gênero singular, é uma formação de mais de dois bilhões de anos, bem anterior aos dinossauros. Além disso, o Monte aflora a sensibilidade das pessoas que chegam ao seu topo. A melhor época para se aventurar no Monte Roraima é de setembro a março, fora do período de chuvas”, completou.

Quem quiser conferir a lista completa da CNN, basta acessar o link: http://edition.cnn.com/2014/06/09/travel/gallery/beautiful-brazil/

 

 

Deixe uma resposta