Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Mercosul: Governo de Roraima apresentará propostas em Fórum Multilateral de Negócios

Mercosul: Governo de Roraima apresentará propostas em Fórum Multilateral de Negócios

A secretária de Assuntos Internacionais, Verônica Caro, informou que as discussões serão divididas em painéis sobre Agronegócio, Integração Científica, Integração Fronteiriça, entre outros temas, visando estimular as relações comerciais entre os países fronteiríços - Foto: Fernando Oliveira

A secretária de Assuntos Internacionais, Verônica Caro, informou que as discussões serão divididas em painéis sobre Agronegócio, Integração Científica, Integração Fronteiriça, entre outros temas, visando estimular as relações comerciais entre os países fronteiríços – Foto: Fernando Oliveira

Começa nesta quarta-feira, 25, pela primeira vez em Roraima, o 5º Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul. Durante a programação, que se estende até o dia 26, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, serão debatidos em formato de seminário, temas que abrangem os setores que envolvem o Comércio Exterior como, o Agronegócio, Segurança nas Fronteiras e o Turismo. São convidados representantes dos estados da região Norte, além dos países que compõem o Mercosul como, o Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela.

A titular da Seai (Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais), Verônica Caro, informou que o as discussões serão divididas em seis painéis, o Governo do Estado estará presente em cinco. “Essa divisões irão funcionar como uma mesa redonda. Estaremos nos debates sobre Agronegócio, Integração Científica, Integração Fronteiriça, Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas na Tríplice Fronteira e Integração Turística e Cultural”, explicou.

Verônica será moderadora do Painel Integração Fronteiriça, que terá como principal tema a segurança nas fronteiras. “Para estabelecer uma relação comercial e turística com os países vizinhos precisamos de segurança. Iremos debater formas de promover isso de forma integrada e efetiva com os países vizinhos”, pontuou.

O titular da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento), Alexandre Henklain, irá participar do segundo painel, que trata do Agronegócio. “Iremos falar sobre a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento do estado. Iremos apontar as dificuldades enfrentadas pelo setor e elaborar sugestões para que ela possam ser sanadas”, disse.

A Seplan também participa no Painel de Integração Científica, com o Wesley Gonçalves, responsável pelo Centro de Geotecnologia, Cartografia e Planejamento Territorial, e no Painel de Integração Turística e Cultural com o diretor do Detur (Departamento Estadual de Turismo), Ricardo Peixoto.

O secretário adjunto de Fazenda, Shiská Palamitshchece, irá participar do Painel da Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas na Tríplice Fronteira. “Roraima está em um local estratégico, pois faz fronteira com dois países. Se aproveitarmos essa situação da maneira adequada, poderemos expandir o nosso mercado para outros países e desenvolver a nossa economia”, pontuou.

Ele frisou ainda que as propostas, sugestões e soluções debatidas em todos os painéis irão fazer parte de uma carta, que será levada entregue ao governo federal e aos demais países que compõem o Mercosul. “Sediar esse evento coloca Roraima em uma situação de destaque. Essa é excelente oportunidade para divulgarmos nosso trabalho e buscar parcerias e investimentos”, declarou.

Evento

O evento, de proporções internacionais, contará com a presença de autoridades governamentais, empresariais, imprensa, associações e entidades do terceiro setor, nos mesmos moldes das edições anteriores, realizadas nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, em Recife, Salvador, Belém e Manaus, respectivamente.

Isaque Santiago

 

Deixe uma resposta