Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Malária: profissionais receberão atualização de microscopistas do Lacen

Malária: profissionais receberão atualização de microscopistas do Lacen

Serão capacitados 110 profissionais distribuídos em onze municípios de Roraima - Foto: Ascom/SesauA Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio do Departamento de Vigilância em Epidemiológica (DVE), oportunizará aos profissionais que atuam no combate e controle da malária, uma série de capacitações na área. O trabalho começará no dia 30 de junho, pelo município de São Luís do Anauá. Ao todo serão capacitados 110 microscopistas, distribuídos em onze municípios. O trabalho será concluído no mês de agosto.

Entre os municípios atendidos estão Alto Alegre, Bonfim, Normandia, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São João e Uiramutã.

Segundo o gerente Estadual do Núcleo de Controle da Malária em Roraima, Jonas Monteiro Souza, a atualização dos microscopistas faz parte de um projeto iniciado ano passado. “Essa capacitação faz parte de uma ação que começou ainda em 2013, em alguns municípios o trabalho já foi concluído no primeiro semestre desse ano. E agora no mês de junho estamos reiniciando as ações de forma que todo o Estado seja contemplado”, esclareceu.

Ao final da capacitação o Núcleo de Controle espera que os profissionais façam parte de um quadro funcional capacitado e qualificado para o trabalho nas regiões onde atuam. “Trata-se de um momento importante para esses profissionais que terão a chance de tirar as dúvidas e se atualizar para desempenhar o trabalho da melhor forma possível e com uma atuação bem mais qualificada, ou seja, com possibilidades reais de oferecer um trabalho de melhor qualidade no que se refere ao diagnóstico da Malária”, salientou.

A capacitação é feita por uma equipe multiprofissional do Laboratório Central de Roraima (Lacen). Segundo a diretora da unidade Rosiane Silva de Souza, para este trabalho a equipe do Lacen passou por treinamentos no Ministério da Saúde. “São profissionais antigos, que possuem alto nível de conhecimento, que fazem trabalho específico na área de combate e controle da malária. Estes servidores se tornaram multiplicadores dos trabalhos com base nos conhecimentos adquiridos no Ministério da Saúde responsável pelos treinamentos de revisão das lâminas e as supervisões, além das capacitações, para profissionais estaduais e municipais”, complementou.

A equipe do Lacen atenderá os municípios por etapas, de forma que o cronograma de atividades seja cumprido dentro da programação planejada. “A equipe ficará durante uma semana, em cada região, pois a capacitação será feita durante 40 horas de treinamento, com certificação para todos os participantes. Ao final terá sido concluído o trabalho de supervisão e acompanhamento pela equipe do Laboratório Central e o controle de qualidade, o que vai influenciar também no desenvolvimento de cada um dos servidores”, reforçou Monteiro.

2014

Este ano já foi instalado um laboratório de revisão em Caracaraí, que está em funcionamento desde o último dia 16 de junho. Além disso o Núcleo planeja para o fim deste mês a implantação do laboratório de sentinela, no município de Pacaraima. Seguindo o planejamento das ações está confirmada para o mês de julho a 25ª reunião de avaliação do Plano Estadual de Combate à Malária, entre secretários municipais, gerentes de endemias, coordenadores da Atenção Básica, e representantes dos Distrito Sanitários Especiais Indígenas do Leste e o Yanomami e dois técnicos da Coordenação Nacional do Programa. “ Pretendemos com estas ações manter os índices de redução da malária alcançados nos últimos anos, onde registramos uma redução de 21,07% no número de casos”, finalizou.

 

Deixe uma resposta