Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Mais Saúde: moradores do P.A Nova Amazônia são beneficiados com ação de saúde

Mais Saúde: moradores do P.A Nova Amazônia são beneficiados com ação de saúde

População recebeu ação de saúde no P.A Nova Amazônia - Foto: Diego Dantas

População recebeu ação de saúde no P.A Nova Amazônia – Foto: Diego Dantas

Neste sábado, 7, a Prefeitura de Boa Vista dedicou uma atenção especial aos moradores do Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia e regiões vizinhas, como Truaru, Murupu e Limão. A ação do Programa Mais Saúde reuniu no local uma equipe composta por 180 profissionais de todas as secretarias municipais. A ação foi realizada no campus Murupu da Universidade Federal de Roraima, a cerca de 35 km da capital.

Os moradores receberam uma variedade de serviços como atendimento médico, odontológico e pediátrico, emissão do cartão do SUS, imunização, realização de teste rápido de HIV, Hepatite e Sífilis, diagnóstico de tracoma e preventivo. No local os beneficiários do Bolsa Família puderam fazer o acompanhamento das condicionalidades da agenda saúde. Somente nestas regiões são mais de 400 famílias beneficiárias.

Foram realizados também diagnósticos mais específicos como eletrocardiograma, cardiologia, ultrassonografia obstétrica. Uma farmácia foi montada no local para a entrega de medicamentos conforme atendimento realizado e que serviu também para marcação de exames.

Foram também distribuídos hipoclorito e preservativos. Água, sucos, bolos, frutas também foram distribuídos gratuitamente para os moradores.

Vanderlene da Silva, 29 anos, aproveitou a ação para fazer um check-up nela e nos três filhos, Nicolas, Nicole e Nathália. “Eu acho muito importante porque aqui na região precisamos muito desses serviços. E quando acontece essas ações de saúde aproveitamos tudo que é oferecido. A população aqui do PA vem crescendo cada dia mais e estamos precisamos de uma unidade de saúde”, declarou a moradora.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, acompanhou todo o processo da ação. A reivindicação da senhora Vanderlene em breve será atendida. Em sua declaração, o secretário, enfatizou sobre a construção de uma Unidade de Saúde para os moradores locais, cujo processo já está concluído, aguardando apenas o local a ser disponibilizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma (Incra).

“Essa ação é uma marca da gestão da prefeita Teresa e acontece em várias regiões do município de Boa Vista, especialmente para a população que mora mais longe da área urbana. O mais importante não é somente trazer a ação, mas fazer com que a atenção à saúde dessa população seja permanente. Por isso já está certa a construção de um posto de saúde aqui para o PA Nova Amazônia”, disse o secretário de saúde.

acaoemsaudepanovaamazonia2Dia 28 novembro as comunidades indígenas das regiões Serra da Moça e Trurú da Cabeceira, serão novamente contempladas com a ação. Isso porque a equipe já esteve no local em agosto deste ano.

A prefeita Teresa Surita viu de perto a atuação dos profissionais no local e cumprimentou a cada um pelo esforço. Ela ressaltou que o maior desafio dentro da prefeitura é a qualidade da saúde. “Eu me preocupo muito com essa questão porque ela é um problema nacional. Então lidar com essa situação dentro de uma gestão requer muitos cuidados. E a gente resolveu descentralizar, porque o atendimento precisa chegar também aonde as pessoas não tem acesso. O ideal ainda não alcançamos, mas estamos trabalhando para isso”, frisou Teresa.

Espaços Lúdicos

O ambiente foi todo preparado para receber os moradores. Enquanto os pais procuravam e agendavam os serviços, a equipe da ação preparou espaços especialmente para a criançada com diversas atividades lúdicas. Tinha o cantinho do fantoche, da leitura, teve pintura de rosto, pula-pula e tobogã. Teve ainda palestras educativas sobre saúde bucal com direito a aplicação de flúor e entrega de kits de escovação.

Ceiça Chaves

 

Deixe uma resposta