Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Mais Educação: prazo para cadastro das escolas encerra neste domingo

Mais Educação: prazo para cadastro das escolas encerra neste domingo

Em Roraima, mais de 10 mil estudantes são beneficiados com o Programa - Foto: Ascom/SEEDOs gestores das escolas da rede estadual de ensino que desejarem participar do Programa Mais Educação devem ficar atentos. O prazo para cadastrar as unidades de ensino encerra neste domingo, 29.

O cadastramento deve ser feito exclusivamente pela internet por meio do acesso ao sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE – Interativo) no endereço eletrônico http://pdeinterativo.mec.gov.br/login.php. Até o momento, apenas 42 escolas entre Capital, interior e indígena fizeram a adesão ao Programa.

Vale destacar que este cadastramento é referente ao ano de 2015 e as escolas que não forem cadastradas agora não receberão recursos para a execução do Programa Mais Educação no ano que vem. 

Atualmente em Roraima, 122 escolas, sendo 52 da Capital, 32 indígenas e 38 da zona rural dos municípios desenvolvem atividades do Programa, contemplando um total de 10 mil alunos.

O Mais Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e busca aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas, no intuito de melhorar o ambiente escolar e estimular o aluno a participar de atividades educacionais diferenciadas, ampliando a jornada escolar.

É uma estratégia indutora da Educação em tempo integral no Brasil, instituída pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto nº 7083/2010, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e executado pelas unidades de ensino.

Atividades

As atividades do Programa Mais Educação ocorrem no horário oposto em que o aluno estuda por monitores voluntários que recebem uma bolsa do MEC. A permanência no contra-turno escolar é de 3 horas e os alunos também recebem lanche.

As atividades são ofertadas nas áreas do meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica, buscando fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar.

As ações desenvolvidas nas escolas da rede estadual são Letramento, Matemática, Agenda 21, Com-Vidas, canto coral, futebol, futsal, danças, teatro, pintura, desenho e karatê.

Já nas instituições indígenas, as atividades desenvolvidas são: teatro, futebol, danças regionais, artesanato, canteiro sustentável com o plantio de horta, além de estudos da língua materna da comunidade.

 

 

 

Deixe uma resposta