Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Mais de 5 mil pessoas se vacinaram contra a gripe no Dia D

Mais de 5 mil pessoas se vacinaram contra a gripe no Dia D

Vacina continua disponível nas unidades de saúde - Foto: Jackson Souza

Vacina continua disponível nas unidades de saúde – Foto: Jackson Souza

Para alcançar as pessoas que fazem parte do grupo prioritário de imunização contra a gripe, a Prefeitura de Boa Vista intensificou as ações da Campanha de Vacinação nesse sábado, 9, em 16 unidades básicas de saúde, que ficaram abertas das 8h às 17h. Neste Dia “D” da Campanha, foram vacinadas 5.148 pessoas. Em Boa Vista, quase 54 mil pessoas fazem parte do público alvo e a meta é vacinar 80% dessa quantidade, que corresponde a cerca de 43 mil pessoas. A campanha começou no dia 4 deste mês e segue até o próximo dia 22. Fazem parte do grupo vulnerável: as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, reeducandos e funcionários do sistema prisional.

A aposentada Delvita Alves Costa, 84 anos, fez questão de ir ao posto de saúde Olenka, localizado no bairro Caimbé, para se imunizar. “Temos que cuidar da saúde em qualquer idade, mas quando a idade chega, a atenção deve ser redobrada. Por isso, não perco nenhuma oportunidade de me consultar e imunizar. Tenho diabetes e osteoporose e sei que essa vacina vai me ajudar a ficar protegida contra o vírus da gripe”, informou dona Delvita, que disse ainda que é antenada nas ações de saúde que ocorrem pela cidade.

Nesse sábado de Dia D, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Jucá, visitou alguns postos da capital, para acompanhar o andamento da ação. “Nós visitamos as unidades para alertar a importância dessa campanha, as pessoas precisam saber que os estudos demonstram que essa vacina pode reduzir em aproximadamente 75% o número de mortalidade, sendo a medida mais efetiva para a prevenção contra a influenza grave”, destacou o secretário.

Ana Clara tem três anos e essa é a terceira vez que ela toma a dose da vacina. A mãe Angela Maria Carvalho, 25 anos, disse que sempre fica de olho nos informativos da prefeitura, para saber quando é a hora de imunizar a pequena. “Tenho o cuidado de deixar o cartão da minha filha em dia, pois com a saúde não se brinca. Por isso, fico sempre atenta às ações de vacinação da prefeitura”, frisou.

Quem não compareceu no Dia D, tem até o dia 22 deste mês para ir em qualquer unidade básica de saúde do Município para se imunizar. Elas funcionam das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A transmissão da gripe ocorre ao falar, tossir ou pelas mãos, após contato com superfícies recém-contaminadas. A vacina evita complicações maiores causadas pelo vírus da influenza, o alto índice de internações hospitalares e, ainda, a morte.
A coordenadora municipal de Imunização, Josianne Maia, faz um apelo aos pais. “Pedimos que essa população que foi contemplada não perca a oportunidade de se vacinar. A atenção deve ser principalmente dos pais, pois as crianças dependem deles para serem imunizadas. Ainda mais agora que o inverno vai começar e neste período as doenças respiratórias tendem a aumentar. Pedimos a atenção de todos”, finalizou.
Rhayana Araújo
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe – Foto Jackson Souza

Deixe uma resposta