Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Luciano Castro está na lista dos “100 CABEÇAS” do Congresso de 2014

Luciano Castro está na lista dos “100 CABEÇAS” do Congresso de 2014

Luciano Casro novamente é destaque entre os poarlamentares - Foto: Lula MarquesPela quarta vez consecutiva o deputado Luciano Castro (PR/RR) está entre os cem parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional. Ele aparece novamente na lista de 2014, divulgada nesta semana, pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). De acordo com órgão, os parlamentares mais influentes são aqueles que “conseguem se diferenciar dos demais” pela atuação e habilidade política.

Entre os critérios que DIAP utiliza, estão a capacidade que o parlamentar possui para conduzir debates, votações, articulações e na elaboração de propostas.  Nesta 21ª edição da lista dos Cem Cabeças, Luciano Castro é destacado como articulador. Segundo a pesquisa, esta habilidade caracteriza o congressista que tem “facilidade de interpretar o pensamento da maioria” e que “cria condições para o consenso”.

Neste ano, Castro foi relator e principal articulador para a votação do segundo turno da PEC 111 (ECl 79) na Câmara dos Deputados. A negociação para votar da Proposta de Emenda à Constituição que enquadra os servidores dos ex-Territórios de Roraima e do Amapá aos quadros da União, exigiu muita habilidade política do deputado para conseguir os 308 votos necessários para aprovar a PEC. A Emenda Constitucional 79 (antiga PEC 111), já foi promulgada pelo Congresso Nacional e aguarda apenas a regulamentação pelo Governo Federal.

Além de Luciano Castro, apenas o senador Romero Jucá (PMDB/RR) também aparece na lista do DIAP. Os dois são os únicos representantes de Roraima citados na pesquisa que possui 63 deputados e 37 senadores. Os cem parlamentares presentes na lista foram selecionados entre 513 deputados federais e 81 senadores.

 

 

Deixe uma resposta