Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Limpeza de bueiros evita alagamentos em Boa Vista

Limpeza de bueiros evita alagamentos em Boa Vista

Equipes da Prefeitura fazem serviço constante de limpeza - Foto: Reynesson DamascenoMoradores de bairros que estão mapeados como pontos críticos de alagamentos, dizem estar mais tranquilos neste inverno. A primeira forte chuva que caiu na terça-feira, 27, foi a prova de que o trabalho de limpeza e obras de drenagem já estão dando resultado.

 

“Meu marido quase morreu na última vez que entrou água em casa. As tomadas elétricas ficaram debaixo d’água e todos levamos choques. Agora, com essa obra de drenagem que a Prefeitura de Boa Vista concluiu, a água escoou rapidamente nessa chuva e não tivemos qualquer problema. A rua ficou sequinha”, relatou Maria das Graças. Ela mora há 20 anos, na avenida Almerindo dos Santos, bairro Buritis.

O comerciante Josué Oliveira (Sarará), que tem uma loja na avenida Bandeirantes, afirmou que chegou a perder várias mercadorias por causa de inundações em seu estabelecimento comercial. Agora, a realidade é outra: “Dessa vez, pelo menos, não tivemos qualquer problema. E olha que a chuva foi bem forte. O interessante foi acordar cedo e ver a rua sequinha, sem qualquer trecho com água acumulada”, contou.

O resultado é fruto de determinação da prefeita Teresa Surita, que priorizou, durante o verão, os trabalhos de limpeza de ruas, avenidas, canais de escoamento e bocas de lobo em todos os bairros de Boa Vista. Também foram iniciadas obras de drenagem em pontos críticos de alagamentos.

“Estamos preparados para o inverno. Montamos a Operação Patrulha da Chuva só para resolver problemas ocasionados no período chuvoso. Todos os bairros foram limpos; agora os trabalhos são permanentes e as equipes fazem apenas a manutenção dos pontos mais críticos”, explicou a prefeita Teresa Surita.

Após a forte chuva de terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental foram às ruas, por volta das 4h30, e percorreram as principais áreas propícias a inundações. Na avenida Bandeirantes e na rua Almerindo dos Santos, no bairro Buritis, não foi constatados alagamentos. Os pluviômetros instalados pela Prefeitura de Boa Vista registraram 41 milímetros de água durante cinco horas de chuva.

“Apesar de o volume de água ter sido grande, não registramos alagamentos nos locais que já receberam os serviços de limpeza e obras da Prefeitura. No início da chuva, enviamos nossas equipes para percorrer as áreas mais críticas e o que elas identificaram foi o rápido escoamento da água”, destacou o secretário de Gestão Ambiental, Daniel Peixoto.

A prefeita Teresa Surita reforça pedido à população para que pessoas não joguem lixo nas ruas e evite entupimento de bueiros “Precisamos colaborar com o serviço de limpeza que a Prefeitura de Vista executa e manter nossa cidade limpa”, frisou.

Patrulha da Chuva

A operação da Prefeitura já recolheu mais de 160 mil toneladas de entulhos e galhadas de todos os bairros de Boa Vista. Foram executados ainda serviços de limpeza de bueiros, roçagem e varrição. Mais de 340 carradas de entulho foram retiradas apenas dos canais de escoamentos da cidade.

A Prefeitura também começa a executar serviços de drenagem em 24 pontos críticos da cidade, propícios a alagamentos. As obras vão resolver o problema em 11 bairros e mais 13 ruas e avenidas de Boa Vista. A Defesa Civil Municipal também trabalha nessa parceria fazendo acompanhamento das famílias que moram em área de risco.



Deixe uma resposta