Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Política | Lideranças indígenas reivindicam construção de estrada em Uiramutã

Lideranças indígenas reivindicam construção de estrada em Uiramutã

Nova estrada na região vai melhorar a vida de seis comunidades indígenas, afirma Edio Lopes ao assumir compromisso com tuxauas - Foto: Ascom/EL

Nova estrada na região vai melhorar a vida de seis comunidades indígenas, afirma Edio Lopes ao assumir compromisso com tuxauas – Foto: Ascom/EL

A terra indígena onde habitam povos da etnia Macuxi, distribuídos nas comunidades: Nova Aliança I, Nova Aliança II, Barreirinho, Triunfo, Bananeira e Nova Liberdade, no município de Uiramutã, enfrentam dificuldades semelhantes como a falta de estradas, estrutura para atendimento de saúde, transporte e investimentos para o desenvolvimento sustentável. Durante recente visita, as lideranças indígenas tiveram a oportunidade de apresentar essas necessidades ao deputado Edio Lopes (PMDB/RR).

Entre as reivindicações, a mais antiga é o sonho de construção de mais de 35 quilômetros de estrada, no trecho que liga Nova Aliança I até  Barreirinho, comunidade praticamente isolada, onde o acesso é aéreo, pois de carro ainda não é possível chegar. A obra vem sendo solicitada ao poder público pelas lideranças indígenas há anos e até agora não havia perspectivas de ser construída.

A construção da estrada que será a principal via de escoamento da produção rural naquela região, servirá de acesso aos agentes de saúde, para o deslocamento e remoção de pacientes. Hoje as condições precárias de trafegabilidade resultam, entre tantos prejuízos, no encarecimento do frete na região.

De acordo com o deputado, a participação dos tuxauas de todas as comunidades que serão beneficiadas foi importante para definir a estrada como prioridade única. O parlamentar se comprometeu com os líderes indígenas em buscar recursos federais para a execução da obra.

“Nós estamos aqui discutindo com as lideranças da região a abertura de uma estrada que será muito importante para melhorar a vida dessas comunidades. Tanto para o trânsito, como para a remoção de um paciente, além do escoamento da produção agrícola.

Segundo Edio Lopes a estrada é de vital importância para todos. “Nos comprometemos com os tuxauas, aqui reunidos, de destinar parte das nossas emendas parlamentares para custear a abertura dessa importante via de acesso para essas comunidades”.

Participaram da reunião os tuxauas: Ednaldo Silva Ramos (Nova AliançaI), Damasceno Simplício Bento (Bananeira) e Luiz Roseno (Nova Aliança II), Lino de Souza (Barreirinho), Genivaldo dos Santos (Santa Liberdade), além de Ronaldo Eraldo (vice tuxaua da comunidade de Triunfo).

 

Deixe uma resposta