Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Laboratório de Água faz mais de três mil análises por ano

Laboratório de Água faz mais de três mil análises por ano

Sala de análise de água - Foto: Fernando TeixeiraPara garantir a qualidade da água consumida em Boa Vista, o Laboratório Municipal de Referência em Análises de Água, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, inspeciona diariamente, por meio de análises físico-químicas, as condições da água que chega às torneiras em todos os bairros da capital.

A equipe da Prefeitura, composta por bioquímico, biólogo e técnico em laboratório, analisa a qualidade da água para o consumo humano e irrigação de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

Atualmente o laboratório possui capacidade para analisar mais de três mil amostras por ano, considerando todo o território urbano e rural do município. As atividades são executadas com um planejamento prévio da equipe técnica.

As análises são feitas em pontos cadastrados, como escolas, postos de saúde, Casas Mãe, entre outros. “A Equipe de profissionais do laboratório coleta de seis a sete amostras para análise diariamente. Quando é detectado algo fora da normalidade, a Caer é notificada para que o problema seja solucionado”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Lopes.

“Inauguramos recentemente as novas instalações do Laboratório para garantir melhores condições de trabalho aos técnicos e, consequentemente, aumentar a capacidade de análise das águas em toda a cidade. Esse trabalho é importante, pois evitamos problemas com a saúde da população”, destacou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

Em localidades que a população utiliza água de poço artesiano, a orientação é que seja utilizado hipoclorito antes do consumo, conforme orientação do chefe do departamento de vigilância em saúde ambiental, Manuel Tavares. “O hipoclorito está disponível nas unidades básicas de saúde e é indispensável para a manutenção da água”, destacou

Laboratório de Água

Está vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, situado no mesmo prédio do Cerest, na rua Eurides Vasconcelos Rodrigues, 562, bairro Jardim Floresta – Próximo a avenida Carlos Pereira de Melo.

 

 

 

Deixe uma resposta