Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Esporte | Jogos Intercampi: competição une a experiência de atletas veteranos e a superação dos iniciantes

Jogos Intercampi: competição une a experiência de atletas veteranos e a superação dos iniciantes

Além de oportunizar a integração entre os alunos de todos os campi do IFRR e promover o esporte, os Jogos Intercampi representam, sobretudo, a possibilidade de unir a experiência de atletas veteranos e a superação por parte daqueles que participam pela primeira vez da competição.

Natação

A aluna do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Sablina Silva Gomes, que disputou quatro provas: 100 metros medley, 100 metros livre, 50 metros livre e 50 metros peito, diz que pratica natação há quatro anos, por meio de um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, mas revela que a participação nos Jogos Intercampi do IFRR ajudou seu aprimoramento técnico. “Eu participei dos jogos no ano passado apenas nas provas de 50 metros livres e 100 metros peito, mas de lá pra cá me esforcei e melhorei bastante baixando meus tempos e participando de mais provas”, revelou a atleta.

Sablina diz ainda que os jogos são importantes para a socialização entre os alunos dos campi da capital e do interior e por motivar os atletas a se superarem com vistas à participação nos eventos esportivos regionais e nacionais, como é o caso dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs).

Diferente de Sablina, a atleta Lilian Geovana Garcia Saraiva Botelho é uma atleta bastante experiente, tendo participado de diversos eventos nacionais pelo clube que representa, a Associação dos Policiais e Bombeiros Militares (ASSOPBM) – Aquática Marinho. Geovana participou das provas de 50, 100 e 200 metros livres, conquistando assim três medalhas de ouro. “Minha experiência com os treinamentos em clubes e também com as participações em competições, inclusive nacionais, garantem que eu alcance bons resultados nos Jogos Intercampi do IFRR, por isso eu entendo que o efetivo investimento em treinamentos pelo Campus Boa Vista é indispensável para que novos talentos sejam descobertos nesta modalidade”, frisou Lilian sobre a importância do CBV implementar um programa de treinamento para a natação.

Futsal

Uma das modalidades mais disputadas dos Jogos Intercampi é o futsal masculino, que sempre demonstra a rivalidade entre os campi devido ao elevado nível técnico das equipes. Na manhã desse sábado, o Campus Boa Vista (CBV) venceu o Campus Zona Oeste (CNP) por 11×1, mas no período da tarde, acabou perdendo do Campus Amajari (CAM) pelo placar de 8×4. Na manhã de hoje, 2, ainda terão a oportunidade de garantir uma colocação no pódio.

É a primeira vez que o Ítalo Caetano dos Santos participa dos jogos e, após ter ajudado a equipe do CAM a conquistar as vitórias, o mais novo atleta do futsal fala da emoção em participar das disputas. “É a primeira vez que eu participo de uma competição em um ginásio desse tamanho, por isso me sinto satisfeito e realizado. É muito bom jogar e competir, mas não importa o resultado, o que importa é participar. Todas as pessoas que ficam nas ruas, que não têm o que fazer deveriam ter uma oportunidade como essa, pois o esporte é importante para a saúde e para a vida”, completou o atleta do Amajari.

A equipe do CAM já garantiu o primeiro lugar na competição ao vencer as primeiras duas partidas: contra o Campus Novo Paraíso (CNP) pelo placar de 4×1 e contra o CBV pelo placar de 8×4.

Lucas Basgal de Oliveira, atleta da equipe de futsal do CBV comentou o resultado contra o CAM. “Atribuo o resultado negativo dessa segunda partida ao cansaço, pois tivemos um jogo muito duro pela manhã. Nos faltou maior resistência para conseguir correr até o final da partida. O primeiro tempo foi bem equilibrado, com os dois times atacando e defendendo bem, mas infelizmente ao final fomos vencidos pela exaustão”, lamentou Lucas.

Virginia Albuquerque

Deixe uma resposta