Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | Iracema: unidade de saúde ganha primeiro gerador desde sua inauguração

Iracema: unidade de saúde ganha primeiro gerador desde sua inauguração

Inaugurado há 15 anos essa é a primeira vez que o Governo investe em gerador para garantir o funcionamento pleno de equipamentos em todo o hospital – Fotos: Secom

Desde a sua inauguração, há mais de 15 anos, a Unidade Mista Irmã Camila (UMIC), em Iracema, não disponibilizava de gerador de energia. Mas isso mudou nesta quinta-feira, 13, com a instalação de um indutor que já está em pleno funcionamento.

O equipamento vai suprir a demanda da unidade quando houver interrupção no fornecimento de energia, e com um menor tempo de resposta, ou seja: assim que ocorrer a interrupção, o aparelho será acionado automaticamente. Essa celeridade vai beneficiar os profissionais e principalmente os pacientes do hospital, uma vez que os atendimentos poderão continuar mesmo que falte energia.

Além de Iracema, outras oito unidades de saúde do Estado já foram beneficiadas com geradores, entre elas o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), que após 24 anos, conta com quatro novos geradores suficientes para atender toda a unidade. Os equipamentos anteriores atendiam apenas setores essenciais enquanto os novos contemplam toda a unidade.

O HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), também recebeu dois novos geradores, que atendem toda a demanda da maternidade e seus anexos, bem como a Clínica Especializada Coronel Mota que agora é atendida pelo grupo gerador em todos os setores. Os aparelhos retirados destas unidades beneficiam outras de menor porte.

De acordo com o coordenador geral de Administração da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Fredson Baraúna Bento, os geradores são importantes para garantir o funcionamento de equipamentos que dependem de energia elétrica em casos de interrupção no abastecimento.

“A estabilidade energética é importante para garantir a segurança dos pacientes e o trabalho dos servidores, além de evitar os prejuízos financeiros dos equipamentos e curtos circuitos devidos às quedas de energia”, explicou.

Manutenção

Além de adquirir novos geradores, a Sesau realizou avaliação técnica e providenciou a manutenção corretiva e preventiva nos geradores de todos os municípios com unidades de saúde de gestão estadual ao longo de 2016.

Depois de dez anos, foram recuperados os geradores instalados no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima) e o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) que teve a rede elétrica reforçada para que não ocorressem problemas na utilização dos novos equipamentos instalados na unidade. Em 2017, serão adquiridos novos geradores para atender o Centro de Referência de Saúde da Mulher que será inaugurado este ano .

 

Deixe uma resposta