Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Internos da PAMC recebem qualificação do Senai

Internos da PAMC recebem qualificação do Senai

Os cursos têm início nesta semana - Foto: Ascom/SejucCom a finalidade de promover à ressocialização, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc-RR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai0-RR) propicia qualificação aos reeducandos que cumprem pena na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo.

Os cursos têm início nesta semana e estão sendo ofertadas 30 vagas para Auxiliar Administrativo e 15 para Operação e Restauração de Computadores. Ambas as qualificações foram viabilizadas por meio do Programa do Governo Federal PRONATEC, e ao participar de tais atividades, o interno, além de ganhar remição de pena, recebe bolsas de estudo.

Segundo o secretário da Sejuc, Natanael Nascimento, o objetivo e a prioridade do Governo do Estado neste momento é capacitar o maior número possível de reeducandos, para que, após o cumprimento da pena possam retornar ao convívio social qualificados e aptos para o trabalho.

“Os internos do Sistema têm o direito a continuação de seus estudos e a capacitação profissional enquanto custodiados, segundo preconiza a LEP. Estamos firmando parcerias e buscado apoio do Sistema “S” e demais instituições no Estado para que tais capacitações ocorram e, para que desta forma, eles usufruam deste direito e ainda, que ao sair, após o cumprimento da pena estejam aptos para suprir a demanda do mercado e seguir suas vidas com dignidade”, disse o secretário.

No ano anterior, somente o SENAI capacitou 163 reeducandos que cumprem pena na PAMC e 30 internas da Cadeia Feminina. Ao todo, foram capacitados 180 homens e 56 mulheres, incluindo as demais instituições de ensino profissionalizante.

Natanael ressaltou ainda que a Sejuc está em fase final de negociação com as Instituições capacitadoras parceiras e que em breve novos cursos estarão disponíveis aos reeducandos, via PRONATEC. Estão previstos os cursos de Monitor de Recreação, Recepcionista de Saúde, Informática Básica e Avançada, Redação para Concurso, Horticultura, Produção de Artesanato e Serviços de Serigrafia, Produção de Blocos de Cimento e Marcenaria.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico é um conjunto de ações do Governo Federal que visa à expansão e à democratização de oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada de trabalhadores, por meio de Instituições de ensino profissionalizante. 

 

Deixe uma resposta