Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Interior | IFRR participa de reunião de Fórum Municipal de Agricultura Familiar

IFRR participa de reunião de Fórum Municipal de Agricultura Familiar

Foi realizada, nesta segunda-feira, 20, na Comunidade Indígena do Napoleão, no Município de Normandia, mais uma reunião do Fórum de Agricultura Familiar para atender às áreas indígenas de Roraima. As reuniões, promovidas pela Embrapa-Roraima e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RR), têm o objetivo de discutir os rumos da produção rural familiar no estado. O Instituto Federal de Roraima (IFRR), parceiro da Embrapa no fórum, também participou das discussões por meio de dois representantes.

O Napoleão, que fica na Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, tem uma população de aproximadamente mil indígenas, que buscam alternativas de desenvolvimento por meio dos arranjos produtivos locais. O que eles mais querem é que o desenvolvimento tecnológico chegue à localidade para que possam tirar proveito das ferramentas tecnológicas e melhorar a produção agrícola.

Para Carpegeane Segundo Lima, tuxaua da comunidade, o fórum é importante porque vai ajudar na diversificação da produção local. “A presença dessas instituições aqui na comunidade é importante porque o conhecimento de como melhorar a nossa produção está vindo até nós. A Embrapa e o Instituto Federal de Roraima possuem os conhecimentos de que precisávamos para produzir mais, e agora vamos aprender para que isso aconteça”, disse.

O IFRR e a Embrapa mostraram como a parceria pretende ajudar a comunidade do Napoleão. As instituições vão ofertar os cursos escolhidos pela população, por meio dos quais serão ensinadas técnicas de cultivo e de genética para melhorar a produção.

Além dos representantes do IFRR, participaram da reunião o chefe-geral da Embrapa, Otoniel Duarte, e o chefe de Transferência de Tecnologia da instituição, Miguel Amador. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também participou do evento por meio do senhor Paulinho Cabral, que é membro do fórum.

Nadson Castro, pró-reitor de Extensão do IFRR, e Robenilton Santana, diretor de Educação a Distancia da instituição de ensino, apresentaram a possibilidade de o instituto ofertar os cursos escolhidos para melhorar as atividades de produção de uma forma em geral. “ Este é o nosso objetivo: levar conhecimento com qualidade aonde formos demandados. Vocês fazem as demandas e nós fazemos os estudos de viabilidade, o planejamento e a execução. Aqui não será diferente. Iremos nos empenhar para que esta comunidade possa receber os nossos cursos”, destacou Castro.

Nenzinho Soares

Deixe uma resposta