Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Idosos: ações que alertam sobre o combate à violência seguem durante a semana

Idosos: ações que alertam sobre o combate à violência seguem durante a semana

Idosos também participam da ações de conscientização - Foto: NAPSPINo próximo domingo, 15 de junho, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde. Para lembrar o dia, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizará durante toda a semana, ações de sensibilização em parceria com várias instituições.

O Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Idosa (NAPSPI) estará à frente da programação que compete a Sesau. A gerente do NAPSPI, Lucinete Oliveira explica que as ações têm a finalidade de sensibilizar a população, no sentido de prevenir e combater à violência contra os idosos. “Pretendemos, através desse trabalho, sensibilizar o maior número de pessoas, já que temos vários parceiros nesta ação”, esclareceu.

Nesta terça-feira, pela manhã, a equipe da Sesau juntamente com as entidades parceiras, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso, estiveram na avenida Major Willams em frente do Senac. A equipe aproveitou a parada dos carros no semáforo para orientar os motoristas e passageiros sobre o tema.

Já no período da tarde, a ação continuará a partir das 16 horas na avenida Glaycon de Paiva, em frente ao Sesc e a feira do Produtor. Dentre o material de apoio a ação, Folders educativos, adesivos sobre o benefício da parada na faixa de pedestre, informações sobre a importância de ligar o pisca alerta ao parar na faixa serão entregues á população.

Nesta quarta-feira, 11, será a vez do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Pintolândia, localizado na Praça Germano Augusto Sampaio. “Os idosos serão orientados sobre a importância de se prevenir contra práticas de violência, prática esta que fere a violação dos direitos humanos”, esclareceu a gerente informando que a palestra iniciará às 8h.

Lucinete Oliveira lembra que para quinta-feira, 12, está programada uma palestra no CRAS do bairro São Pedro. A psicóloga da Sesau ministrará sobre os cuidados e alertará sobre o procedimento a ser tomado diante de agressões e também de como agir de forma a evitá-las. A palestra iniciará às 9h.

Denúncia

Todas as formas de violência devem ser denunciadas. Entre os locais que podem ser utilizados como canais de informação estão: Delegacia de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, que ampliou o serviço do Disque 100 e agora oferece o Disque 180. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada.

 

 

Deixe uma resposta