Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Hospital Escola: HGR é um dos cinco hospitais credenciados do país

Hospital Escola: HGR é um dos cinco hospitais credenciados do país

A certificação terá validade de dois anos - Foto: Ascom/SesauO projeto para que o Hospital Geral de Roraima (HGR) se torne um hospital escola foi concretizado. A Portaria Interministerial 1.687/14, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última terça-feira, 12, certifica cinco unidades hospitalares como Hospitais de Ensino e Roraima está entre os escolhidos. A certificação terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da portaria. Também foram beneficiados os hospitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e dois de Goiânia.

Com o hospital escola, a expectativa é que mais acadêmicos tenham a oportunidade de estagiar na instituição, que conta hoje com 768 estagiários de várias instituições de ensino técnico, em áreas como fisioterapia, serviço social, enfermagem, entre outros. As práticas acadêmicas realizadas têm a supervisão do profissional da instituição e do médico especialista que aceita repassar os conhecimentos.

Paralelo a isso, o HGR mantém cinco programas de residência médica, com 36 médicos residentes em formação, divididos em especialidades como ortopedia, clínica médica, cirurgião geral, anestesiologia e infectologia. Também existem projetos de educação permanente para a qualificação dos profissionais. A unidade já realizou várias formações, como acolhimento de classificação de risco, palestras de boas práticas dos produtos de saúde, higienização, entre outras capacitações.

Para o secretário estadual de Saúde em exercício, Alysson Lins, a certificação é o reconhecimento dos esforços de toda a equipe da maior unidade hospitalar de Roraima, em contribuir para a prática de atividades curriculares e a formação dos profissionais das várias áreas de saúde. Lins, que antes era diretor no HGR, recorda do esforço da gestão da unidade em atender aos critérios obrigatórios para galgar ao posto de Hospital de Ensino. ““É mais uma conquista da gestão da Unidade, que há muito tempo almejava por esse reconhecimento, uma vez que já se praticam atividades relacionadas ao ensino em várias áreas. Todos estão de parabéns e quem ganha certamente é a sociedade”, comemorou.

O diretor-geral interino do HGR, Edgar Hoover, ao comemorar a conquista, destacou que a importância do reconhecimento é do Estado, que recebe recursos específicos. Em média, mais de R$ 240 mil por mês serão investidos por parte do governo federal. “A ajuda financeira será mais um complemento nas várias melhorias e ampliações que o hospital tem tido. Tudo isso, para garantir um melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou o diretor.

Com a parceria, a gestão do HGR pretende melhorar a estrutura física, de maneira a acomodar melhor e aumentar a capacidade de receber mais estagiários, assim como a aquisição de materiais didáticos e recursos audiovisuais que serão imprescindíveis para a execução das atividades acadêmicas. “O aparato tecnológico e humano serão refletidos diretamente na formação desses futuros profissionais de saúde, tendo como foco mais importante a melhoria na assistência”, completou Hoover.

Histórico

O processo de avaliação iniciou no ano passado, com o registro oficial do HGR, logo em seguida foi preenchido o formulário de abertura do processo, e solicitado do MS o credenciamento e a avaliação da documentação exigida. “Entregamos todos os documentos requisitados, e a avaliação inicial foi positiva. A comissão interministerial visitou na segunda quinzena de maio deste ano, verificou toda a documentação para chegar se havia algum impedimento e tinha os requisitos necessários”, finalizou Hoover.

 

 

 

Deixe uma resposta