Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | História de Roraima: SEI doa livros a professores indígenas

História de Roraima: SEI doa livros a professores indígenas

O livro de Odair Santos registra as etapas históricas para a construção de Roraima e as etnias da região - Foto: DivulgaçãoProfessores indígenas receberam este mês livros sobre a História de Roraima contada segundo as tradições indígenas. A entrega do material ocorreu durante o último encontro pedagógico nas comunidades do Barro e Surumu, na região de São Marcos, no município de Pacaraima, a 220 quilômetros da Capital pela BR-174, Norte do Estado.

O secretário do Índio, Chico Roberto, disse que ação reforça o saber nas comunidades e fortalece o acervo das bibliotecas das escolas indígenas do Estado. “Foram doados mais de 260 livros. Cada Centro Regional recebeu dois exemplares. O trabalho foi uma parceria entre as secretarias do Índio e de Educação. O objetivo é levar mais conhecimento e reforçar o saber e ter conhecimento da origem das comunidades”, frisou.

O livro doado, História Geral de Roraima, do autor Adair J. Santos, mostra a história de Roraima na visão indígena. A obra, segundo o autor, levou sete anos para ser concluída. “Pesquisei por quatro anos a história de Roraima contada pelos índios, e levei mais três anos para editá-lo. O Livro está aí. Veio para suprir a carência de conhecimento nas comunidades indígenas”, ressaltou o autor.

Mais de 500 professores participaram dos encontros pedagógicos. Eles vieram de centros da região das Serras, do Amajari, da Raposa, da Serra da Lua e de outras comunidades. As escolas com mais de 70 alunos também receberam dois exemplares. Ainda no evento, os índios mais velhos, considerados os mais sábios, contaram histórias e brincaram. O objetivo foi resgatar as tradições culturais.

O professor Niésio Pedro da Silva, que dá aula na escola estadual Alcides Moura, na comunidade do Arapuá, em Alto Alegre, falou da importância do evento. Ele disse que o livro vai ajudar a suprir a carência e conhecimentoem sua comunidade. “O livro resgata a cultura do nosso povo”.

A professora Natalina Macuxi, da escola estadual Padre José de Anchieta, no Surumu, também recebeu o material e o aprovou. “É preciso educar para fortalecer. O livro com certeza trará benefícios para nossa comunidade”.

Com 410 páginas e 17 capítulos, o livro registra todas as etapas históricas para a construção do Estado de Roraima, desde o século XVI até os dias atuais. A obra conduzirá o leitor ao conhecimento de fatos como a descoberta dos rios Negro, Branco e seus afluentes, as etnias que ocupavam a região, a formação da sociedade roraimense e o seu potencial para evolução e futuro econômico.

O autor

Adair J. Santos tem 79 anos e chegou a Roraima em 1973. O mais recente trabalho foi fruto de pesquisa científica e durou quatro anos para ser concluída. A obra “Roraima História Geral” aponta acontecimentos regionais sob a ótica dos povos mais antigos do Estado. O escritor é membro da Academia Roraimense de Letras.

 

 

Deixe uma resposta