Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | HGR ganha Agência Transfusional

HGR ganha Agência Transfusional

A agência transfusional atenderá a demanda interna do HGR - Foto: AscomO atendimento aos pacientes que necessitam de assistência hemoterápica está sendo reforçado em Roraima, com a chegada de mais uma Agência Transfusional. Desta vez o Hemoraima (Hemocentro de Roraima) instalou o serviço no Hospital Geral de Roraima (HGR). Os trabalhos começaram esta semana e atenderão a demanda interna do HGR.

A instalação da Agência Transfusional atende as normas da Portaria 2712/13, do Ministério da Saúde, que trata da necessidade de uma agência transfusional na estrutura interna das unidades de saúde que prestam assistência de urgência e emergência ou que realizam cirurgia de grande porte ou ainda que utilizam mais de 60 bolsas de sangue por mês.

De acordo com a diretora-geral do Hemoraima, Regina Rebouças, essa é a primeira agência transfusional implantada no HGR. O trabalho começou na segunda-feira, pela equipe técnica e os serviços já foram efetivados. Trata-se de um núcleo do Hemoraima que está sendo levado ao HGR, ou seja, um setor de serviço de hemoterapia que funcionará dentro daquela unidade hospitalar. “Desta forma será possível aproximar a assistência hemoterápica ao paciente, o que garantirá ainda a possibilidade do uso racional do sangue, de forma que, será possível saber qual a quantidade exata para atender a demanda, evitando com isso o descarte desnecessário e fortalecendo o uso racional”, esclareceu, acrescentando que em março deste ano, o Hospital de Rorainópolis ganhou uma agência transfusional.

A diretora comentou ainda que a instalação da unidade é a concretização de um projeto desta gestão que atende a demanda crescente da unidade. “Com a implantação da agência no HGR o serviço oferecido será desempenhado com maior segurança para o médico que está prescrevendo e para a equipe de enfermagem que fará a entrega das amostras e a retirada das bolsas de sangue. Será um suporte a mais de segurança dentro da unidade”, complementou.

De acordo com o diretor-geral do HGR, Douglas Teixeira, a implantação da agência dentro da maior unidade de saúde do SUS em atendimentos de urgência e emergência, incluindo cirurgias, será um plus a mais nos serviços oferecidos. “Temos duas portas abertas 24h por dia para atendimento de pacientes com os mais diversos problemas e traumas, então, a agência vai garantir mais segurança aos pacientes e equipe técnica”, disse.

Para o diretor administrativo do Hospital Geral de Roraima, Edgar Hoover, com a agência transfusional será possível evitar o deslocamento dos servidores ao Hemocentro, o que vai dinamizar o serviço prestado atualmente. “Antes quando o HGR necessitava de sangue os profissionais tinham que se descolar ao Hemocentro, e com a instalação da agência esse problema foi resolvido, pois para o resgate do hemoderivado será necessário apenas o registro transfusional, o que otimizará o tempo de espera e garantirá maior agilidade no atendimento do paciente”, salientou.

A instalação do serviço no HGR segue as normas da Vigilância Sanitária Estadual e Federal. “Desde a fase de planejamento do projeto, foram feitas análises e vistorias pela Visa, pois as duas salas onde foram instalados os equipamentos devem estar em conformidade com as normas da Vigilância, o que para nós significa um avanço, já que temos a certeza da prestação de um serviço com menos risco, e maior agilidade, o que para nós é fundamental quando se trata de vidas humanas”, reforçou Regina.

Hospitais que contam com a agência transfusional

O Hemoraima já fez a instalação da agência transfusional em unidades hospitalares, como Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) e Hospital Regional Sul “Ottomar de Souza Pinto”, no município de Rorainópolis. No HMI, o serviço que foi reativado em 2007, passou por um processo de reforma e adequação em 2013, conforme normas da Vigilância Sanitária Estadual (Visa), e atende a demanda interna da unidade.

O Hemoraima atuou como parceiro na implantação da agência transfusional no Hospital Infantil Santo Antônio. “Ficamos com a responsabilidade de fornecer os hemoderivados para os testes e as bolsas de sangue dentro dos padrões e garantir a capacitação técnica de todos os servidores e profissionais que atuam no serviço público e privado, que estejam relacionados à assistência hemoterápica, ou seja, fazemos um trabalho conjunto”, salientou Regina.

O Hemoraima já iniciou a fase de planejamento junto ao Hospital Unimed, para a implantação da Agência Transfusional, seguindo os parâmetros da portaria 2712/2013, do Ministério da Saúde. A expectativa é de que o serviço esteja sendo realizado na estrutura interna do Hospital ainda em 2014.

 

 

Deixe uma resposta