Templates by BIGtheme NET
PÁGINA PRINCIPAL | Geral | Hemoterapia da ETSUS: relação dos classificados será divulgada hoje

Hemoterapia da ETSUS: relação dos classificados será divulgada hoje

Com a qualificação, o Estado terá profissionais aptos a desenvolver atividades relacionadas à captação - Foto: Ascom/Sesau   A lista dos selecionados para a segunda fase do seletivo da Escola Técnica de Saúde do SUS (Etsus-RR), que pretende contratar profissionais para coordenarem o curso Técnico em Hemoterapia, deve sair nesta sexta-feira, dia 08. A publicação será no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Secretaria Estadual de Saúde (www.saude.rr.gov.br). São duas vagas para coordenador técnico-pedagógico e uma para coordenador-geral. De antemão, todas as vagas estão sendo pleiteadas.

Da decisão que será divulgada cabe recurso. Essa fase teve cinco inscritos, sendo três selecionados para a fase seguinte. A remuneração dos coordenadores é de R$ 1.700,00, com carga horária de 30 horas semanais. Os classificados vão coordenar três turmas de hemoterapia, totalizando 105 discentes matriculados. Duas turmas são da capital e uma do interior.

A segunda etapa do seletivo, que é a fase de entrevistas com os candidatos, está prevista para ocorrer na próxima terça-feira, dia 12. A primeira avaliação tem início às 8h30, e a cada meia hora outro candidato passará por avaliação. A fase ocorre na própria Etsus, na rua Uraricuera, 1.668, São Vicente.

A diretora da Etsus/RR, Cleres Alvarenga, acredita que até o final deste mês deverá sair a convocação dos candidatos aprovados, para assim, iniciar os trabalhos em setembro. O edital de convocação dependerá do parecer da Procuradoria-Geral do Estado (Proge).

Segundo Cleres, o técnico-pedagógico coordena todas as tarefas que envolve o ensino e aprendizagem do curso. A parte educacional inclui desde o plano de aula dos docentes, avaliação a aplicação das aulas, a recuperação dos educandos, a evasão de alunos e observa as possíveis dificuldades no decorrer das etapas formativas, o cumprimento dos horários, entre outros afazeres.

Quanto ao coordenador-geral, as funções atribuídas vão desde a parte administrativa a financeira. Também garante a disponibilidade de materiais de consumo utilizados pelos docentes, resolve a logística quando ocorre aula fora das dependências da Escola, além de ser responsável por pagamentos e prestação de contas, 

Cleres disse que a Etsus é a primeira instituição de ensino a oferecer o curso técnico em hemoterapia. “Seremos os primeiros a formar pessoas capazes de acompanhar todo o círculo de sangue, desde a coleta até o final, que é a doação. O trabalho é de nível técnico, e as transfusões de sangue sempre têm um profissional de nível superior coordenando”, esclareceu.

Com a qualificação, o Estado terá profissionais aptos a desenvolver atividades relacionadas à captação, a triagem clínica, epidemiológica e sorológica dos candidatos à doação de sangue. Além disso, os técnicos poderão ainda trabalhar na área de processamento, controle, armazenamento e na expedição das bolsas.

Disciplinas

Ética e Bioética, tratamento de resíduos de saúde em unidade hemoterápica, nutrição e dietética pertinente a doação de sangue, metodologia e técnicas de pesquisa, promoção da doação voluntária de sangue e medula óssea, produção, armazenamento e distribuição de hemocomponentes estão entre as disciplinas do curso.

 

 

Deixe uma resposta